Pernambuco

Covid-19: Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) garante que Estado investe em testes e que pretende ampliá-los

SES-PE rebateu a última pesquisa do IBGE que apontou Pernambuco como sendo o estado que menos realizou testes para coronavírus.

Uma pesquisa divulgada pelo Pernambuco Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quinta-feira (20), afirma que Pernambuco tem o menor percentual de testagem do novo coronavírus entre todos os estados do Brasil. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), disse que IBGE não teve acesso ao detalhamento dos dados da pesquisa em Pernambuco.

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) destaca que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad), segundo o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem caráter de estatística experimental, e não teve acesso ao detalhamento dos dados do levantamento da Pesquisa no Estado, o que inviabiliza uma análise mais criteriosa.

A SES-PE ressalta, ainda, que o Governo de Pernambuco investiu, desde o começo da Pandemia, na realização do teste molecular RT-PCR, que é considerado como padrão-ouro para detecção da Covid-19. Ao contrário dos Testes Rápidos, que têm sensibilidade reduzida e detectam a atividade sorológica, portanto pacientes na fase final da doença, ou até mesmo já curados, o RT-PCR detecta a atividade viral em sua fase mais aguda, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. Neste sentindo, segundo levantamento do Ministério da Saúde, com base no sistema informatizado de dados dos laboratórios públicos de todo o Brasil, Pernambuco é o 6º Estado que mais realizou exames do tipo RT-PCR no país. Os números estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que o Governo de Pernambuco vem trabalhando, permanentemente, para ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus. Nas primeiras fases da pandemia, considerando a escassez de testes em todo o mundo, foram priorizados os casos mais graves e óbitos suspeitos. Essa oferta de exames logo foi ampliada para os profissionais de saúde sintomáticos e seus contatos, seguido da oferta a outros grupos prioritários e profissões essenciais. Atualmente, a testagem para a covid-19 é ofertada para toda a população com sintomas gripais, mesmo que leves.

Por fim, o Governo de Pernambuco já realizou a compra de duas máquinas que vão automatizar todo o processamento do exame do tipo RT-PCR, quadruplicando a capacidade atual e possibilitando a ampliação da testagem para todos os contactantes, mesmo que assintomáticos, de pessoas com exame positivo para a doença.”

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com