Decisão

Petistas são inocentados pela Justiça no caso Mensalão

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT de José Genoíno, ex-presidente da sigla, respondiam pelo crime de falsidade ideológica.

Petistas são inocentados pela Justiça no caso Mensalão

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT de José Genoíno, ex-presidente da sigla. Foto: Agência Brasil

Publicado em 21 de agosto de 2020 - 14:51

Por

Na última terça-feira (18), a terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, decidiu extinguir a punição de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT de José Genoíno, ex-presidente da sigla. Ambos foram acusados de falsidade ideológica em Ação Penal oriunda do caso Mensalão, em 2005.

O Mensalão foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e investiga empréstimos milionários do Banco BMG ao PT e às empresas de Valério.

Delúbio e José genoíno foram condenados no ano de 2012 na 4ª Vara Federal de Minas Gerais, a uma pena de quatro anos de reclusão. À época, outras cinco pessoas também foram sentenciadas.

“A Terceira Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração e, de ofício, decretou a extinção da punibilidade de José Genoino Neto, Delúbio Soares de Castro, Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollerbach Cardoso e Cristiano de Mello Paz, pelo crime tipificado no art. 299 do Código Penal, com fulcro nos artigos 107, IV, 109, V, 110 caput e § 1º, todos do Código Penal, combinado com o artigo 61 do Código de Processo Penal, ficando prejudicados os recursos especiais e extraordinários interpostos por esses réus, nos termos do voto do relator”, diz trecho do acórdão.

O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, disse nesta quarta-feira (19) que considera a decisão do TRF1 –que extinguiu a pena, uma vitória.

“Com o decorrer do tempo, vou mostrando ao povo brasileiro que não cometi nenhum crime e que todas as acusações criminais a mim imputadas são derivadas da perseguição empresarial, midiática e dos setores conservadores contra o Projeto Democrático e Popular representado pelo PT e seus aliados”, festejou.

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com