Recife

Obra definitiva das palafitas na comunidade do Bode é iniciada pela Prefeitura do Recife

Os trabalhos dos Habitacionais Encanta Moça I e II já começaram, no terreno do antigo Aeroclube. Ao todo, são 600 unidades habitacionais, além da urbanização das áreas comuns.

Obra definitiva das palafitas na comunidade do Bode é iniciada pela Prefeitura do Recife

Prefeito do Recife, Geraldo Julio. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Publicado em 20 de agosto de 2020 - 19:49

Por

O prefeito Geraldo Julio anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), o início das obras do projeto que vai garantir a solução habitacional definitiva para as palafitas da comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

As obras dos Habitacionais Encanta Moça I e II já começaram, no terreno do antigo Aeroclube. Ao todo, são 600 unidades habitacionais, além da urbanização das áreas comuns.

“Estou aqui no terreno do antigo Aeroclube vendo a obra iniciada do Habitacional. São dois Habitacionais, com 300 apartamentos em cada um deles. A gente vai ter também toda a parte, social com o centro comunitário, as quadras, o parque infantil, a área verde. É um Habitacional de qualidade, para trazer para cá as pessoas que moram nas palafitas aqui no braço de rio que tem no Bode. É uma obra importante, que vai trazer dignidade para essas pessoas, que a gente sonhou há muitos anos e agora estamos vendo se tornar realidade”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Projeto Habitacional Encanta Moça. Arte: Divulgação

Os apartamentos têm área entre 45 e 47 m², com dois quartos, sala, banheiro e cozinha, seguindo o padrão de acabamento estabelecido pela atual gestão, com cerâmica nas áreas molhadas, reboco, forro de gesso e pintura completa nas áreas interna e externa. O investimento total é de R$ 49,2 milhões, e será executado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Além disso, o projeto prevê a urbanização das áreas comuns, com a instalação de duas quadras poliesportivas, dois centros comunitários, áreas de lazer para crianças, área verde e de convivência, além de estacionamento para carro, moto e bicicletário.

O Habitacional Encanta Moça atende a uma demanda antiga da comunidade e consolida o direito à moradia digna, com a realocação dos beneficiados para uma área há poucos metros de distância de suas residências originais em uma das áreas mais valorizadas da cidade.

Além da dignidade e qualidade de vida para as milhares de pessoas beneficiadas com o projeto, o prefeito Geraldo Julio destacou também a geração de emprego e renda na obra, neste momento de retomada das atividades.

Mapa do projeto das palafitas. Foto: Divulgação

“Aqui vão ser gerados centenas de empregos para a população do Recife. A gente sabe que com o controle da pandemia a retomada da economia é um passo muito importante e aqui os empregos vão ser gerados também”, falou.

O projeto é fruto de contrato firmado por meio do programa Minha Casa Minha Vida, assinado desde 2018. A execução do projeto foi interrompida pela descontinuidade dos repasses por parte do Governo Federal e em  junho deste ano foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional o cumprimento integral do contrato.

Desde 2013, a Prefeitura do Recife entregou 20 conjuntos habitacionais, totalizando 2.363 novas unidades, entre casas e apartamentos, beneficiando mais de 10 mil pessoas com as entregas.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com