Resposta

Mourão convida Leonardo DiCaprio para visitar a Amazônia e nega queimadas

O vice-presidente hamilton Mourão rebateu as críticas do ator Leonardo DiCaprio sobre a Amazônia. Mourão negou aumento de queimadas na floresta e convidou DiCaprio a conhecer a região.

A declaração do general Mourão foi reproduzida no evento da Confederação Nacional da Indústria, nesta quarta-feira (19). De acordo com ele, as queimadas ocorrem em área humanizada do bioma e que existe muita desenformação sobre o assunto.

” (Existe) Muita desinformação sobre a Amazônia. Uma primeira coisa que tem que ficar clara: onde ocorre queimada na Amazônia é naquela área humanizada. A floresta não está queimando. E, no entanto, a imagem que é passada para o resto do Brasil e para a comunidade internacional é que tem fogo na floresta. E não adianta mostrar o mapa da Nasa, o mapa do Inpe, que a turma não aceita o dado”, respondeu.

Em tom de ironia, Mourão fez um convite para DiCaprio ir com ele até a floresta.

“A Amazônia não é uma coisa única. Existem 22 tipos de florestas diferentes aqui dentro. Não é uma floresta única. E muito menos é uma planície. Eu gostaria de convidar o nosso mais recente crítico, nosso ator Leonardo DiCaprio, para ele ir comigo aqui a São Gabriel da Cachoeira e nós fazermos uma marcha de oito horas pela selva entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. E aí ele vai aprender em cada socavão que ele tiver que passar que a amazônia não é uma planície. E aí entenderá melhor como funcionam as coisas nessa imensa região”, disse.

DiCaprio havia publicado em suas redes sociais, dados que apontavam uma elevação dos incêndios do bioma e culpou governo brasileiro por, segundo ele, ter duvidado da gravidade da situação.