Conflitos

Militares amotinados prendem presidente e premiê do Mali

Os soldados cercaram a casa do presidente brahim Boubacar Keita.

Militares amotinados prendem presidente e premiê do Mali

Militares em Mali. Foto: ANSA / Ansa

Publicado em 19 de agosto de 2020 - 10:59

Por

O presidente do Mali, país da África, Ibrahim Boubacar Keita, e o primeiro-ministro, Boubou Cissé, foram detidos por militares que estão amotinados desde a manhã desta terça-feira (18) . Esse foi mais um dos atos que provocaram instabilidade em um país em que ocorre frequentes atentados terroristas.

As autoridades foi foram presas durante uma guarnição na pequena cidade de Kati. Eles cercaram a residência do presidente do Mali e dispararam vários tiros para o alto. A Comissão da União Africana considerou o movimento como “golpista”. No momento, não se tem clareza de quem está no comando do país.

Depois, um dos chefes do motim falou à imprensa.

“Podemos dizer que o presidente e o primeiro-ministro estão sob nosso controle. Prendemos os dois em suas casas”, disse à agência de notícias AFP um dos líderes do motim, que pediu anonimato. Outros membros do governo também teriam sido detidos, mas não foram identificados.

Manifestantes antigoverno ficaram satisfeitos com a ação dos militares. Após as notícias das prisões, milhares de pessoas saíram às ruas no centro da capital maliana, Bamako, para comemorar o que seria a queda do presidente.

“Mais e mais pessoas estão se reunindo na Praça da Independência para apoiar o movimento M5-RFP, que exige a renúncia do presidente e do premiê. Elas parecem apoiar o Exército, mas não está claro quais são as demandas dos militares”, relatou Mahamadou Kane, correspondente da DW.

O motim teve início no quartel de Kati, descrito como o maior do Mali pela imprensa africana, a cerca de 15 quilômetros de Bamako. Os militares rebeldes assumiram o controle da unidade e das ruas adjacentes durante a manhã, antes de se dirigirem em comboio para o centro da capital, segundo relatos de jornalistas.

Da redação do portal com informações da DW.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com