Proposta

Mendonça apresenta ao ministro Tarcísio Freitas proposta para triplicar a entrada do Recife, do Curado até a Abdias de Carvalho

O ex-ministro e pré-candidato a prefeito, Mendonça Filho, reuniu-se em Brasília com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o diretor geral do DNIT, general Santos Filho e diretores, para tratar sobre mobilidade no Recife.

Mendonça defendeu grandes intervenções viárias para melhorar o trânsito: a triplicação da entrada do Recife, com a construção de uma terceira faixa no acesso do curado até a Avenida Abdias de Carvalho, e obras na BR-101, como a construção de viadutos, para resolver o trânsito caótico de bairros populosos como Jordão e Ibura (URs).

“Para melhorar a mobilidade e as condições de tráfego no Recife é preciso planejamento, projeto, liderança e decisão política”, afirmou.

Mendonça disse que é gritante o descaso das gestões do PSB/PT com o trânsito e a mobilidade no Recife.

“Expõe a falta de cuidado com a cidade, com as pessoas e, fundamentalmente, de liderança do prefeito Geraldo Júlio. Como também da ausência de ação do Governo do Estado para apresentar projetos e buscar recursos federais para mudar a qualidade de vida dos recifenses”, criticou.

O ex-ministro Mendonça e o ministro Tarcísio Freitas/ Foto: Divulgação

Questionando em seguida: quem no Recife já não teve que passar horas no trânsito da Abdias até o Quartel do Bombeiro no Curado? Segundo Mendonça, a solução para esse problema é requalificar as saídas do Recife, com abertura de novas faixas.

O pré-candidato lembrou que o ministro Tarcísio Freitas já morou em Pernambuco, conhece nossa cidade e recebeu com entusiasmo as propostas, abrindo a possibilidade de incluí-las no planejamento do Ministério de Infraestrutura.

“Temos quase dois anos de governo do presidente Bolsonaro e é inadmissível que as gestões do PSB, por mesquinharia política, não tenham apresentado projetos e buscado recursos para a mobilidade e para o transporte público no Recife e na Região Metropolitana”, criticou.

Na reunião com o ministro Tarcísio Freitas, Mendonça defendeu, ainda, que o DNIT faça projetos de obras de passagem de nível e viadutos na BR 101, para melhorar as condições de vida da população que se desloca com muita dificuldade por avenidas como a Dois Rios, que dá acesso ao Jordão, Ibura (URs).

O ex-ministro Mendonça e o ministro Tarcísio Freitas/ Foto: Divulgação

“Essa é uma região populosa e que demanda, há muito tempo, atenção e ações concretas de intervenção viária. A cada dia que passa a situação piora. O prefeito Geraldo Júlio não pode fazer de conta que esse problema não é com ele”, criticou.

Outro assunto tratado na reunião com o ministro da infraestrutura e a equipe do DNIT, foi o projeto de um mini arco metropolitano, em substituição ao arco metropolitano, prometido pelo Governo Paulo Câmara (PSB) e que não saiu do papel. A proposta visa integrar várias rodovias federais que passam ou se iniciam no Recife, como a BR 101, a BR 408 e a BR 232.

“Esse é um projeto metropolitano muito importante para a mobilidade e o deslocamento das pessoas no Recife. Para acontecer precisa de liderança, articulação e decisão política para trabalhar pela nossa cidade”, afirmou.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Mendonça Filho