Escuras

Apagão no Grande Recife; Moradores relatam nas redes sociais a falta de energia em vários locais

Passava das 22h20 desta quinta-feira, 13 de agosto, quando por meio das redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas, chegava a informação de que vários bairros do Grande Recife ficavam sem energia. 

As primeiras informações eram de bairros do Recife como Iputinga, Cordeiro, Derby, Boa Viagem e Espinheiro. Outros locais da capital pernambucana também relataram o problema; Rosarinho, Curado, Varzea, Boa Vista, Setúbal, Centro do Recife, Poço da Panela, Soledade, Areias, Imbiribeira, Jaqueira, Afogados, Lagoa do Araçá, Casa Amarela, Ipsep, Torreão, Prado, Madalena, Ibura também sem energia.

O deputado federal Daniel Coelho registrou o apagão utilizando a rede social:

https://www.instagram.com/p/CD2fJ6LAFgs/?igshid=17cehnkn4tu2p

Em Olinda também faltou energia no bairro de Jardim Brasil, Casa Caiada, Aguazinha, Peixinhos, parte de Rio Doce, Bairro Novo, Jd. Fragoso, Jardim Atlântico.

Cavaleiro e Sucupira foram os locais que ficaram na escuridão em Jaboatão. Locais como Maranguape I, Pau Amarelo, Janga, Vila Torres Galvão e o Centro do Paulista passaram pela falta de luz. 

Pelos relatos, as cidades de Recife e Olinda foram as mais atingidas pelo problema que também foi registrado em Camaragibe, São Lourenço da Mata e no Cabo de Santo Agostinho.

Celpe

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a falta de energia geral teve relação com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela geração.

Chesf

“A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco informa que às 22h18 de hoje, dia 13/08/2020, ocorreu um defeito na subestação Recife II, localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes (PE) e, em consequência, foram desligadas as subestações Bongi e Joairam, localizadas no Município do Recife e Mirueira, no Município do Paulista, interrompendo o fornecimento de energia para parte da Região Metropolitana do Recife.

Imediatamente foram tomadas as providências para restabelecer o fornecimento de energia, tendo a normalização ocorrido às 22h58min.

Não houve danos materiais. As equipes técnicas estão analisando a causa dos desligamentos.”