Eleições 2020

PSOL desiste de lançar candidatura própria e oficializa apoio a Marília Arraes no Recife

A decisão ocasionou na retirada do ex-deputado federal, Paulo Rubim. Segundo o partido, a decisão partiu da necessidade de formar oposição contra o bolsonarismo em Pernambuco.

O PSOL nacional decidiu apoiar a candidata Marília Arraes (PT) nas eleições municipais do Recife. Essa é a primeira aliança devidamente formalizada da petista no pleito eleitoral. Ao declarar apoio a Marília, o PSOL rejeitou, em votação, a possibilidade de lançar uma candidatura própria para a disputa.

A decisão ocasionou na retirada do ex-deputado federal, Paulo Rubim, nome cotado inicialmente para concorrer nas eleições. Em nota, Juliano Medeiros, presidente nacional do PT, confirmou a aliança, a fim de formar uma frente de oposição ao bolsonarismo no estado.

“Foi rejeitado em votação no Diretório Nacional do PSOL, por 35 votos contrários e 28 votos a favor, o recurso apresentado por filiados do PSOL do Recife que solicitava a realização de prévias para a disputa eleitoral majoritária na capital pernambucana em 2020. O pedido apreciado na tarde de sábado (8), ao ser rejeitado, reafirma a decisão do Diretório Municipal do PSOL em Recife de formação de uma frente de oposição ao governo municipal e ao bolsonarismo em Pernambuco”, afirma trecho da nota.

“Com o resultado, o PSOL declara oficialmente apoio à candidatura de Marília Arraes (PT), conforme definido pelo Diretório Municipal. Essa decisão se fundamenta na necessidade de unir a oposição e combater os retrocessos que temos visto em nosso país”, conclui.

O PSOL já compõe junto com o PT,  PSB, PDT, PCdoB e Rede, uma Frente Nacional de Esquerda. Contudo, há uma divisão na esquerda em Pernambuco entre o PSB e o PT. Embora o PT nacional tenha formalizado o lançamento da candidatura de Marília, o diretório do partido estadual respeitou a decisão, mas sem querer entrar em choque com o PSB, visto que pela vontade da sigla no estado, o PT iria se unir aos socialistas em apoio a João Campos.

 

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com