Petrolina

Prefeitura de Petrolina investe quase R$ 8 milhões em estruturação do turismo

Banhada pelo Rio São Francisco e forte no agronegócio, Petrolina, apesar de possuir cenários dignos de cartão postal, havia sido esquecida quando o assunto era a manutenção de equipamentos turísticos. Entre os locais beneficiados a Orla, o Bodódromo, a Oficina do Artesão Mestre Quincas e o Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral, que fica na rua Eraldo Gueiros, passaram por uma intensa transformação.

Em todas essas obras estruturantes, estão sendo investidos R$ 7,7 milhões em melhorias, ampliações e readequações dos espaços.

Além de tornar mais confortável e atrativa para turistas, as melhorias na Orla tornaram o lugar mais agradável e receptivo ao lazer de todos os petrolinenses. O projeto permitiu que todas as pessoas pudessem contemplar o Velho Chico de qualquer ponto que se esteja. O local ganhou novo calçadão, ciclovia e teve a acessibilidade ampliada. Ainda ganhou novos parques.

Orla de Petrolina/ Foto: Kaio Cads
Orla de Petrolina/ Foto: Kaio Cads

Na Porta do Rio, brinquedos inclusivos permitem que todas as crianças possam aproveitar a infância, independe das diferenças. Ainda contemplou um polo gastronômico, pista de 300m para caminhadas ou corridas, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, áreas para prática de esportes urbanos (skate e patins) e um espaço recreativo para animais domésticos.

A Oficina do Artesão Mestre Quincas foi ampliada e os artesãos ganharam mais espaço para produzirem as peças que levam a cultura sertaneja para o mundo, além de tornar o ambiente mais aconchegante para turistas que visitam a região.

Gastronomia:

Reforma Bodódromo/ Foto: Emerson Leite
Reforma Bodódromo/ Foto: Emerson Leite

Quando o assunto é boa comida e com referência em culinária regional é, indiscutivelmente,  o Bodódromo a parada obrigatória de quem visita a cidade. O ambiente passa por uma requalificação em duas etapas: a primeira ampliou o estacionamento, melhorou a acessibilidade e trouxe uma maior arborização.

Já na segunda etapa, que está em andamento, está prevista a implantação do pórtico de entrada, com a instalação de letreiro indicativo e revitalização do canteiro central de acesso. Na parte externa, margeando a Avenida São Francisco, será construído um ‘Food Park’ com a edificação de quiosques e a construção de um espaço coberto para exposição do artesanato local.

Outro espaço que nem parece mais o mesmo, é o Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral, que fica localizado na Rua Eraldo Gueiros, no Centro. O espaço ganhou uma reforma completa e, agora, 20 novos quiosques padronizados dão espaço onde antes havia barracos com pouca infraestrutura.

Foto: Eraldo Gueiros

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina