Cabo

Guardas municipais do Cabo participam de curso de qualificação da Patrulha Maria da Penha

Começou nesta segunda-feira (3) no Teatro da Escola Modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Cidade Garapu, o primeiro Curso de Qualificação dos Guardas Municipais que irão trabalhar com a Patrulha Maria da Penha. A iniciativa da Prefeitura do Cabo é uma parceria da Secretaria de Defesa Social com a Secretaria Executiva da Mulher.

”A Patrulha Maria da Penha tem o objetivo de viabilizar a proteção à mulher em situação de violência doméstica ou familiar como atividade imprescindível à preservação da ordem pública e a diminuição cada vez maior dos índices de violência no Cabo”, informou o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca. As ações da Patrulha Maria da Penha serão exercidas pela Guarda Municipal, organizadas através das duas novas viaturas disponibilizadas para este programa.

Guardas municipais do Cabo participam de curso de qualificação da Patrulha Maria da Penha/ Foto: Divulgação/ Cabo

O curso de qualificação acontecerá durante toda a semana, das 8h às 17h, e abordará diversos assuntos como a história das conquistas políticas das mulheres, as políticas de enfrentamento à violência doméstica e sexista no Cabo, os aspectos jurídicos das medidas protetivas, os aspectos psicossociais da violência doméstica, as formas de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, os procedimentos da Patrulha Maria da Penha e as técnicas operacionais de condução.

No final do curso, os participantes receberão um certificado de aprovação.

”A ideia é realizar visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir eventuais atos de violência. Também será feito acompanhamento diário das mulheres que apresentarem maior risco de vida”, informou o comandante da Guarda Municipal do Cabo, Paulo Farias.

”A Patrulha Maria da Penha atuará em duas frentes, sendo uma educativa preventiva, a partir de palestras e orientações para a população, ocasião em que poderão firmar acordos com a Secretaria Executiva da Mulher para o desenvolvimento de várias outras atividades não repressivas”, comentou a secretária Executiva da Mulher, Dalvanice Nascimento.

Guardas municipais do Cabo participam de curso de qualificação da Patrulha Maria da Penha/ Foto: Divulgação/ Cabo

O encerramento do curso será no dia do aniversário da Lei Maria da Penha.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, do comandante da Guarda Municipal, Paulo Farias, da secretária executiva da Mulher, Dalvanice Nascimento, da Delegada da Mulher do Cabo, Maria do Socorro, e da representante da Assessoria da Diretoria de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Karina Catanho.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho