Recife

Mais uma obra é entregue pelo prefeito Geraldo Julio no Programa Parceria no Recife

O prefeito Geraldo Julio realizou nesta sexta-feira, dia 31 de julho, a entrega simbólica de mais uma obra do programa Parceria, gerido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife.

Os moradores da Rua Presidente Costa e Silva, no Alto das Pedrinhas, bairro da Guabiraba, passaram a ter um pouco mais de tranquilidade nos períodos de chuva após a conclusão do serviço de contenção da encosta na localidade. O serviço foi iniciado em dezembro de 2019 e, com menos de um ano de andamento, foi finalizado, com investimento total de R$ 51,1 mil.

“Mais uma inauguração importante, como estamos fazendo todos os dias. São 1.500 obras realizadas na cidade esse ano e mesmo com a pandemia a gente manteve a meta. Essas obras também geram oportunidade de trabalho em vários lugares da cidade, tem 5 mil pessoas trabalhando nas obras da Prefeitura. E hoje estamos inaugurando mais uma obra do Parceria esse ano já foram 125 e a gente continua trabalhando firme pra poder trazer melhor tranquilidade numa noite de inverno e de muita chuva para as famílias ficarem mais tranquilas”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O serviço foi efetuado através da técnica de Rip Rap, o que garante segurança e rapidez na execução. O trabalho da Defesa Civil é considerado essencial e por isso não foi paralisado durante o período da pandemia, o que levou o serviço a durar apenas sete meses de execução, envolvendo uma área de 70 m².

Prefeito do Recife, Geraldo Julio, faz entrega simbólica de obra do programa Parceria. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Eraldina Cosme de Melo, de 52 anos, é moradora de uma das casas beneficiadas com a obra e botou, ela mesma, a mão na massa.

“Começamos eu, meu marido, e dois colegas; depois concluímos só eu e ele”, conta. Dona Eraldina lembra do dia que um deslizamento colocou seu imóvel em risco. “Era uma quinta-feira perto de uma hora da tarde, a barreira caiu e eu não sabia o que fazer. Liguei pra Defesa Civil e eles vieram colocaram a lona e quando passou a chuva nós começamos a obra. Hoje só tenho a agradecer, a Deus, primeiramente, e a todas as equipes. Agora só Jesus quem derruba, porque não cai mais”, comemorou.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife realizou a entrega de quase 400 obras do Parceria desde 2013. Dessas, apesar da pandemia da Covid-19, foram mais de 120 neste ano até este mês de julho.

O número de famílias beneficiadas com todas essas obras já passa de 1.000. Cerca de 280 intervenções estão em andamento em todo o Recife e a previsão é fechar o ano de 2020 com cerca de 500 concluídas ou perto de ser finalizada. O programa Parceria consiste em a Prefeitura do Recife fornecer o material e fazer o acompanhamento técnico, e a população executar a obra.

Da redação do Portal com informações da Comunicação do Recife