Esquerda

Live dos 30 anos do Foro de SP reúne Lula com ditadores da Venezuela, Cuba e Nicarágua

No debate online, houve ataques ao imperialismo americano e à contribuição do capitalismo para a pandemia do coronavírus.

O Partido dos Trabalhadores, através do ex-presidente Lula, participou de uma live para celebrar os 30 anos do Foro de São Paulo. Além do petista, o evento reuniu os ditadores da Nicarágua, Daniel Ortega, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além do líder do regime ditatorial cubano, Miguel Díaz-Canel.

O debate foi mediado pela dirigente petista Mônica Valente, secretária-executiva do Foro, que reúne 123 partidos de esquerda de 27 países da América Latina e do Caribe.

Apesar da presença dos líderes da esquerda latina, o debate teve audiência de menos de 800 visualizações até a tarde desta sexta-feira (31) no canal do PT no YouTube, que o transmitiu conjuntamente com a Presidência de Cuba.

“Desde o seu surgimento o Foro demonstrou que eram factíveis novos objetivos de luta, de construir uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidade para todos”, disse Valente na abertura, após chamar Ortega, Maduro e Diáz-Canel de “companheiros”.

No poder desde 2007, à frente de um regime que persegue de forma violenta opositores e a imprensa, o nicaraguense Ortega criticou o que chamou de abusos cometidos pelos americanos.

“Eles dizem que são os pais da democracia, mas são os pais do colonialismo, do imperialismo, do terrorismo, da violação dos direitos humanos dos nossos povos”, declarou, ao lado de sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo.

Após mandar “nosso abraço e nosso carinho para Lula, que está no nosso coração”, o ditador nicaraguense culpou o capitalismo pela pandemia.

“O capitalismo é o maior vírus, a própria essência do egoísmo e da maldade”, afirmou ele, que no início da pandemia tinha atitudes negacionistas, até explodirem os casos da doença.

Em sua fala, Maduro fez gesto de coraçãozinho com as mãos para o PT e atacou duramente Bolsonaro, a quem chamou de “uma desgraça para o povo do Brasil”.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com