Cabo

SMDET do Cabo orienta comerciantes da orla sobre protocolos de segurança

O comércio nas faixas de areia é uma das atividades que ainda permanece proibida em Pernambuco, conforme o decreto estadual, nº49.055/20. Contudo, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem preparando o setor para quando chegar o momento da reabertura.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, um protocolo com as condutas a serem utilizadas pelos empreendedores da orla está em elaboração, bem como a oferta de capacitação para quem trabalha no comércio de praia.

A exemplo dos protocolos de bares e restaurantes, o comércio nas faixas de areia devem ofertar o álcool em gel para os clientes, manter o distanciamento entre as mesas, limitar o número de pessoas por mesa. Os funcionários devem utilizar máscara de proteção. Há também recomendações sobre o uso de utensílios (copos, pratos e talheres).

A capacitação está sendo realizada por técnicos da SMDET e da Vigilância Sanitária Municipal. Os 220 empreendedores da orla cadastrados foram divididos em grupos e por praia. Os treinamentos envolvem às orientações sanitárias de higiene pessoal e dos clientes, manipulação de produtos, limpeza tanto das mesas e cadeiras, como do ambiente, equipamentos de proteção necessários à funcionários e demais recomendações que garantam a segurança de quem utiliza os serviços do comerciantes de praia.

“Estamos preparando os empreendedores da orla para quando chegar o momento da volta à atividade. Como os outros setores, o comércio de faixa de areia exige o uso de protocolos, e às orientações sobre os cuidados para proteção dos clientes e dos funcionários será fundamental para que as pessoas se sintam seguras em utilizar os serviços”, disse o secretário Moshe Caminha.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho