Jaboatão

Prefeitura de Jaboatão monitora pacientes de Covid-19 através de aplicativo

Diante da pandemia da Covid-19, e para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações na rede de atendimento, a Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes adotou serviços de teleorientação e telemonitoramento.

As ferramentas permitem a comunicação de profissionais com usuários dos bancos de dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e do aplicativo Saúde Vigilante.

Através do aplicativo, o usuário responde, diariamente, a perguntas simples sobre seu estado de saúde. Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, a equipe de retaguarda é acionada para entrar em contato com o paciente por meio de telefone.

O aplicativo ainda possibilita ao usuário acessar a localização das unidades de urgência mais próximas de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento social.

A ferramenta permite o acompanhamento diário e, durante 14 dias, realiza o mapeamento e a classificação de cada caso da Covid-19. Além disso, cataloga a quantidade de procura pela plataforma, casos encaminhados e quantas pessoas estão em isolamento social no município. O aplicativo Saúde Vigilante pode ser baixado gratuitamente e está disponível na Play Store.

Já os serviços de teleorientação e telemonitoramento realizados pelo banco de dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Jaboatão são coletados de acordo com notificação das unidades de saúde municipal e estadual, telefone, e-mail e Whatsapp, divulgados nas redes sociais do município.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa, destacou a importância dessas ferramentas para a população do município.

“Os serviços de teleorientação e telemonitoramento são estratégias novas da Prefeitura do Jaboatão, que permitem o planejamento de ações que estejam alinhadas com a realidade epidemiológica da pandemia, além de atender à necessidade de cada indivíduo e de alertar os usuários sobre os sintomas da Covid-19.”, afirmou Zelma.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes