Petrolina

Prefeitura de Petrolina reforça os benefícios de ter uma alimentação saudável durante a pandemia

Comer alimentos saudáveis é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, reforça nutricionista da Prefeitura de Petrolina.

Você sabia que a escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde? A nutricionista da Secretaria de Saúde de Petrolina, Célia Regina de Oliveira, explica que é essencial ter uma alimentação saudável para o fortalecimento do sistema imunológico, principalmente nesse período de pandemia do novo coronavírus.

No entanto, não chega ser considerada como uma medida preventiva ou de tratamento da covid-19, uma vez que, ainda não existe remédio para a infecção.

“Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive, aquelas que aumentam o risco de complicações do coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade”, explica a nutricionista.

O período de isolamento social pode também favorecer a compulsão alimentar, ou seja, as pessoas podem comer com maior frequência e de maneira excessiva, mesmo estando sem fome.

“Neste caso, por trás do ato de comer, está a busca por alívio, conforto e recompensa como uma maneira de reduzir as emoções negativas. Estabelecer uma rotina de trabalho e lazer, não se isolar emocionalmente, realizar atividades prazerosas e exercícios físicos dentro de casa são formas de evitar o consumo exagerado de alimentos”, orienta Célia Regina.

Manipulação correta

A nutricionista ainda destaca que, as boas práticas de manipulação de alimentos são importantes, mantendo sempre tudo bem higienizado.

“Devemos sempre higienizar corretamente as mãos antes e depois de manipular os alimentos, como também as embalagens dos produtos que compramos no supermercado. Antes de guardar, é fundamental higienizar com água e sabão, solução clorada ou borrifando álcool 70%”, finaliza.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Petrolina

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com