Dinheiro

Banco Central lançará cédula de 200 reais

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200,00 (duzentos reais), que terá como personagem o lobo-guará. A nova cédula deverá entrar em circulação a partir do final de agosto. A previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200,00 em 2020.
 
A  diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, dará uma entrevista coletiva virtual por meio do canal do Banco Central no YouTube. Antes de responder os questionamentos da imprensa, a diretora fará uma apresentação sobre a nova nota do Real e o comportamento recente do meio circulante. 
 
“Como nas demais cédulas, tem elementos de segurança robustos e capazes de proteger de falsificação. Quanto maior o valor, maior é a preocupação”, afirmou a diretoria. Segundo ela, em momentos de incerteza, como atualmente, durante a pandemia de coronavírus, as pessoas tendem a fazer saques e acumular dinheiro. “Isso não é um fenômeno do nosso país, e isso gerou um aumento expressivo de demanda nas casas impressoras”, declarou.