Coronavírus

Segundo estudo, Recife está na ‘fase de saturação’ da covid-19; entenda

A capital está se aproximando do platô da doença.

As cidades do Recife e Belém, no Pará, são as únicas capitais brasileiras que já atingiram a fase de saturação da covid-19, aponta estudo realizado pelos departamentos de Estatística das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), do Sergipe (UFSE) e do Paraná (UFPR). Segundo a pesquisa, isso significa que nas duas cidades o pior da epidemia passou e ambas se aproximam da estabilização do número total de casos e óbitos, o chamado “platô”.

Entre as outras capitais brasileiras, oito ainda estão na fase inicial de crescimento rápido e 17 estão na fase intermediária, quando a curva epidêmica já passou pelo pico, mas ainda está relativamente distante do platô, segundo o estudo.

O professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Raydonal Ospina, um dos integrantes do estudo, em entrevista à Folha de Pernambuco, explicou o que é a fase de saturação.

“Fase de saturação é uma fase onde não há aumento expressivo do número de óbitos. A razão entre o número de óbitos e o número de casos se mantém constante”, detalha. “Não podemos pensar que está tudo certo e é o momento de relaxar”, complementa o professor.

*Com informações de Folha PE

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal