Incompatíveis

Números da Rede Globo mostra mais óbitos por Covid-19 que os dados dos cartórios

A Rede Globo de Televisão tem divulgado pelo chamado “consórcio de veículos de imprensa” que integra grupos de comunicação como a Folha, Globo e Estadão, os dados sobre a Covid-19 e os números vem surpreendendo por algumas incompatibilidades.

Segundo dados divulgados pelo portal de Transparência do Registro Civil, plataforma onde cartórios de todo o país disponibilizam informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos. Os números de óbitos divulgados pelo consórcio são maiores que os dados dos cartórios.

Os números dos registros oficiais apontam, por exemplo, que o pico de óbitos da pandemia, baseado na chamada média móvel, a mesma que tem sido utilizada pelos veículos para corrigir distorções como fins de semana e feriados, já teria acontecido no mês de maio, quando esse número chegou a 934 mortes por dia.

Em São Paulo, por exemplo, onde o consórcio aponta até esta terça-feira (21) uma média móvel de 269 mortes, os números cartoriais estão em 69. No Rio de Janeiro, onde a média oficial dos cartórios está em 39, a média publicada nos portais está em 98.