Teste

Vacina chinesa começa a ser testada em voluntários nesta segunda-feira em São Paulo

Os testes da terceira fase da vacina contra o novo coronavírus do laboratório chinês Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, começam nesta segunda-feira (20). O avião com as doses saiu de Frankfurt, na Alemanha, na noite de domingo (19) e pousou nesta madrugada no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Ao todo, os testes serão realizados em 9.000 voluntários, em 12 centros de saúdes espalhados pelo Distrito Federal e 5 Estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais).

O governador João Doria (PSDB) disse que “comprovada a eficácia e a segurança da vacina, o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia, e a vacina poderá ser produzida em larga escala no Brasil pelo próprio Butantan para fornecimento ao SUS”.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, confirmou que o instituto domina a tecnologia de produzir vacinas com essa técnica. De acordo com Doria, o Instituto Butantan já está adaptando uma fábrica para a produção em larga escala da vacina.

A Coronavac, nome dado à vacina do Sinovac Biotech, teve suas fases 1 e 2 de testes realizadas na China, com resultados promissores.