Educação

Escola em comunidade rural de São Lourenço da Mata está abandonada e sem uso

A escola Unidos de Campo Verde, na cidade de São Lourenço da Mata, está abandonada e a atual gestão não realizou nenhum tipo de melhoria no local. Em matéria veiculada na última quarta-feira, 15 de julho, pela TV Globo, mostra que a comunidade, que fica a menos de 1 Km da Arena de Pernambuco, reclamando da situação do prédio público. Segundo a reportagem, alunos da área estudam em escolas distantes.

De acordo com a emissora, o bairro mais próximo fica distante 4 Km. A escola tem livros jogados no chão, muito mato e animais, inclusive com filhotes, dentro da estrutura que deveria estar sendo utilizada por estudantes da comunidade. Uma ponte que dá acesso ao vilarejo está quase caindo e com estrutura degradada.

Nathalia Belo, mãe de Alice vitória, de 5 anos, relatou que se a escola estivesse funcionando “seria uma maravilha. Infelizmente essa escola está desativada, ninguém olha para esse local. É uma situação muito constrangedora ter que se deslocar para outro local, tendo uma escola próximo de casa”.

Mariana Santos, dona de casa e moradora da localidade relatou que não chega transporte nas proximidades e que para chegar à escola os estudantes têm que ir caminhando ou pagar para ir de moto. O valor do transporte de moto é R$ 5. “Não tem bolso que aguente”, complementou.

A prefeitura, em nota enviada à emissora, informou que a instituição de ensino foi desativada na gestão do prefeito anterior e que o prédio, além de ser de difícil acesso, não tem estrutura para o funcionamento de uma escola. A prefeitura afirmou que não houve solicitação dos moradores para a ida de transporte escolar ao local, mas que a demanda será atendida.