Eficácia

Clarissa Tércio sobre cloroquina: "Nenhum paciente veio à óbito ou necessitou de internamento"

O grupo Amigo de Verdade que conta com a participação da deputada Clarissa Tércio (PSC), divulgou um balanço das ações que vem fazendo nos bairros mais pobres do Recife, a fim de ajudar com medicamentos pessoas com sintomas do novo coronavírus.

Até o momento foram feitos 591 atendimentos com 29 pessoas envolvidas diretamente nesses atendimentos. A hidroxicloroquina foi utilizada em 80% dos casos e junto a ela, também podem ser oferecidos medicamentos como: Ivermectina, azitromicina e zinco.

Foto: Divulgação

A equipe médica atendeu mais de dez localidades diferentes na Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos 60 dias, totalizando quase 600 pacientes.

Foto: Divulgação

Durante todos estes atendimentos os pacientes eram atendidos e avaliados por uma equipe multidisciplinar q incluíam, além de médicos: enfermeiros e nutricionistas. Em todos eram medidos a oximetria de pulso, pressão arterial e quando necessários avaliação cardiológica complementar com ecg e ecocardiograma.

Na maioria destes, foram iniciados tratamento de forma precoce , nos primeiros três dias dos sintomas e estes pacientes eram acompanhados por uma equipe de apoio de 12 voluntários q de forma ativa repassavam todos os relatos dos pacientes. Importante ressaltar q 8 dias após o atendimento os pacientes era reavaliados por seus médicos.

Nenhum óbito ou intercorrência ocorreu durante esse período de dois meses de atendimento, demonstrando o quanto foi importante esses atendimentos para um faixa da população que n tem acesso a serviços.

“Como membro das comissões de Saúde e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), venho acompanhando todo o trabalho desenvolvido pelo grupo Amigos de Verdade e presenciado a responsabilidade desses profissionais ao administrarem a Hidroxicloroquina à pacientes que necessitam do medicamento. A prova da eficiência da medicação é tamanha, que nenhum paciente atendido foi à óbito ou necessitou de internamento, muito pelo contrário, temos relatos de diversos pacientes totalmente recuperados. Me sinto parte integrante dessa equipe, parabenizo os mesmos e apoio esse projeto que tem salvado vidas”, disse Clarissa Tércio.