Recife

Prefeitura do Recife habilita mais de 400 costureiros para produzir máscaras para população

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (14), a lista de mais de 400 costureiras e costureiros convocados para produzir 500 mil máscaras de tecido. De acordo com o anúncio feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta manhã, a ação tem como objetivo reforçar a distribuição de máscaras para a população mais vulnerável, além de estimular a economia local e a geração de renda.

A Prefeitura do Recife já está distribuindo 300 mil máscaras, também confeccionadas por costureiros e costureiras da cidade, em um outro edital realizado em maio.

“Estamos contratando hoje 385 costureiras e costureiros, além de 20 microempresas e cooperativas que vão produzir 500 mil máscaras de tecido que serão compradas pela Prefeitura. Nós lançamos o edital, eles se inscreveram e apresentaram a documentação necessária. A partir de hoje, essas costureiras e costureiros, além das microempresas e cooperativas, vão receber as encomendas e poder entregar, nos próximos dias, essas máscaras, que serão distribuídas nas Estações Itinerantes e também no porta a porta realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde. A prevenção é o mais importante a se fazer neste momento e a grande maioria da população já aderiu ao uso da máscara, mas vamos entregar ainda mais para a população mais vulnerável”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Prefeitura do recife contrata mais costureiros para confecções de máscaras/ Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), que encabeçam a ação, comprarão cada máscara por R$ 2,20, menos os impostos. Das 901 propostas recebidas, foram aprovadas 385 pessoas físicas e 20 jurídicas, que agora devem entrar em contato para agendar as entregas dos produtos, pelo e-mail [email protected].

A marcação de horário é necessária para evitar a aglomeração de pessoas. A lista está disponível na edição desta terça-feira (14), do Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Desde junho, 300 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela PCR, através do Programa Saúde em Todo Lugar, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade.

Prefeitura do recife contrata mais costureiros para confecções de máscaras/ Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O programa criou ainda as Estações Itinerantes, que vão estar, até sexta-feira (17), das 8h às 16h, no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio), no Largo da Encruzilhada; Praça dos Taxistas (Casa Amarela); Academia da Cidade de Roda de Fogo (Torrões); Praça de Jardim São Paulo; Praça da Mauricéia (Ipsep); Rua Vasco da Gama (Vasco da Gama) e Praça do Ibura (Cohab/ UR4/ UR5). Apenas a estação do Carmo funciona no feriado da quinta (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo.

Além das estações fixas, os agentes de saúde também está fazendo distribuição de máscaras e kits de higiene, nesta terça-feira (14), na comunidade do Bode, no Pina, e nesta quarta-feira (15) em Santa Luzia, Zona Oeste da cidade.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife