Tentativa

Governador do Rio, Wilson Witzel, tenta fugir do impeachment por via judicial

O processo de impeachment foi iniciado há cerca de um mês, com o voto favorável de 69 dos 70 deputados da Casa.

Governador do Rio, Wilson Witzel, tenta fugir do impeachment por via judicial

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quarta-feira, que o governador Wilson Witzel seja ouvido pela PF dentro da Operação Placebo - Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 13 de julho de 2020 - 17:05

Por

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), trabalha para levar a batalha para o Poder judiciário, após a frustrada a articulação política com a Assembleia Legislativa, que autorizou por unanimidade a abertura de seu processo de impeachment.

Witzel é advogado por formação e está preparado para recorrer ao Tribunal de Justiça do Rio, ao Superior Tribunal de Justiça e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O pedido foi amparado nas denúncias referentes a supostos desvios por meio de contratos firmados com a Secretaria de Saúde.

Segundo o Ministério Público, há indícios de participação ativa de Witzel quanto ao conhecimento e ao comando das contratações. Ao fim de maio, durante a operação Placebo, a Polícia Federal apreendeu o celular e o computador do governador.

Witzel estruturou uma forte equipe de advogados. Na área criminal, o governador é assessorado pelo advogado Roberto Podval, que teve como cliente o ex-ministro José Dirceu. Witzel também conta com os serviços de Ana Tereza Basilio e Manoel Peixinho.

Os advogados do governador chegaram a encaminhar à Alerj um pedido de suspensão do processo de impeachment.

A defesa argumentou que faltava materialidade à acusação, ou seja, que não havia no processo elementos concretos que incriminassem Witzel.

Diante do pedido, a comissão especial do impeachment concordou em suspender a contagem dos prazos enquanto aguardava que o STJ enviasse a cópia dos inquéritos que resultaram na operação que atingiu o governador. A corte, no entanto, recusou-se a compartilhar as informações, devido ao segredo de Justiça.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com