Artigo

Eleições municipais precisam ser diferentes durante uma pandemia?

Particularmente temo que uma gigantesca onda de oportunistas se elejam neste ano no Brasil. Nosso foco no coronavirus pode muito bem nos afastar de um exame atencioso dos postulantes a prefeito e vereador.

Eleições municipais precisam ser diferentes durante uma pandemia?

Publicado em 13 de julho de 2020 - 02:59

Por

Em minhas essenciais idas e vindas pelas ruas de minha cidade vejo a maioria das pessoas usando máscaras. Acho excelente essa prova do cuidado consigo e com o próximo.

Mas, verdade seja dita, estamos construindo toda a nossa vida em torno do medo da Covid-19. Lógico que a saúde é, nesse momento, nossa moeda mais forte. Contudo, o que dizer das eleições municipais de 2020 no contexto de nossa tão grande preocupação com a sobrevivência?

Há muitos que só votam se for pra presidente (já conheci alguns, inclusive). Esses desinteressam-se da força daqueles que criam leis para nossa comunidade mais imediata (vereadores). Tais eleitores também ignoram a importância do gerenciamento do município em que vivem (papel de um prefeito).

Particularmente temo que uma gigantesca onda de oportunistas se elejam neste ano no Brasil. Nosso foco no coronavirus pode muito bem nos afastar de um exame atencioso dos postulantes a prefeito e vereador. É bem provável que muitos cidadãos só escolham seus candidatos encima da hora e usando critérios frágeis.

Essa quarentena já tem mostrado o quanto de corrupção se encontra no colo de vários prefeitos brasileiros. Será que poderíamos nos preocupar em impedir que isso deixe de acontecer tão livremente no Brasil num futuro próximo? Só essa realidade não deveria levar todo portador de título eleitoral a emprestar mais seriedade à democracia em seu município?

É igualmente fundamental saber quem nos representará nas câmaras municipais. Em 2020 precisamos parar de dar nosso voto a amigos e conhecidos pela consideração que atribuímos a eles. Infelizmente vejo essa prática como um hábito bem frequente há anos.

Admito que eu me divirto muito com o horário eleitoral em que os postulantes a vereador se apresentam. Tento não perder nenhuma oportunidade de ver a absurda quantidade de promessas que muitos deles fazem.

Sempre rio quando escuto uns cujo vocabulário dá a impressão de que vivemos ainda na guerra fria. Outros, eloquentemente nos chamam à guerra contra bancos, juros altos e o capitalismo. Mas há indivíduos especiais cujas projetos usurpam poderes do Congresso Nacional, do STF e da PF juntos.

Nem duvido que alguém apareça este ano prometendo realizar tal mobilização da ciência médica que, no fim, traga a cura da Covid-19! Todavia, com suas hilariedades, mas também com sua oportunidade de análise, o horário eleitoral tem seu valor.

Ao que tudo indica ainda levaremos algum tempo para nos livrarmos dessa pandemia do coronavírus. Mas quero convidar você, leitor e leitora, a não deixar que essa tragédia na saúde pública lhe roube algumas boas oportunidades republicanas.

Observe o cenário político ao seu redor. Tente ler as entrelinhas por trás de entrevistas de políticos interessados nas eleições de 2020. Observe as reputações ilibadas e preste atenção em quem nunca foi relevante, mas agora o é, na força de algum poder meramente publicitário.

Escute quem fala com propriedade sobre questões importantes de sua cidade. E fuja de quem quer seu voto apenas atribuindo toda sorte de equívocos àqueles que hoje estão no poder. Procure ideais e propostas, e não, gente que toda “inteligência” que possui vem num vocabulário de ofensa a tudo e a todos.

Espero que não seja o temor da Covid-19 que determine estas e as próximas eleições neste país. Torço para que a gente dê a atenção devida àquele voto que, colocado numa urna, pode nos agraciar com um bom tipo de político.

Torço mais ainda para que você pense nisso desde já. E que não seja a pressa nem muito menos a pandemia atual que transforme você e eu em eleitores que não sejam dignos da democracia dentro da qual vivem.

Imagem: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mundo/paises-realizam-eleicoes-e-adotam-medidas-sanitarias-na-pandemia-1.2960479

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com