Testagem

Deputado consegue mais de 100 mil kits de testes da COVID-19 para o Agreste de Pernambuco

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL/PE) conseguiu em Brasília, a liberação de mais de 100 mil testes de COVID-19. Com a iniciativa do parlamentar, 23 municípios do Agreste pernambucano serão beneficiados.

O modelo utilizado será o RT-PCR, considerado padrão-ouro no diagnóstico. A amostra é coletada via nasal com uma espécie de cotonete, diferentemente dos testes rápidos, que são feitos com amostra sanguínea.

A quantidade destinada para cada cidade é correspondente a 10% do total de habitantes. Os testes serão enviados pelo Ministério da Saúde diretamente para as prefeituras, que devem disponibilizá-lo gratuitamente na rede municipal de saúde.

Mas, a prioridade, é para pacientes com sintomas do novo coronavírus. Segundo o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, em até dez dias o processo burocrático de envio dos kits deve ser concluído.

“Fico muito feliz de ver que o meu trabalho em Brasília tem dado resultados. Se o Agreste não tivesse um representante na capital federal, dificilmente esses municípios seriam contemplados. Principalmente porque o número de casos de infecção têm aumentado consideravelmente no Agreste e a disponibilização dos testes irá contribuir para a elaboração de estratégias que devem ser tomadas pelas gestões municipais”, explica o deputado.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Fernando Rodolfo