Denúncia

Vídeo: No Cotel, detentos fazem festa com música e muita bebida, denuncia deputado

“Caso queiram cumprir pena aqui, oferecemos várias atividades de lazer para os presos não ficarem tristes com o coronavírus”. É assim que detentos comemoram o privilégio de fazer uma festa dentro de uma unidade prisional, que seria o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Lima (Cotel), em Abreu e Lima, segundo imagens divulgadas pelo deputado estadual Romero Albuquerque.

O deputado chama atenção para o ambiente animado da penitenciária. O vídeo, que teria sido divulgado nas redes sociais pelo próprio detento “cinegrafista”, mostra um grupo de, pelo menos, outros sete criminosos em uma espécie de confraternização em um dos corredores do Cotel. Ele filma os companheiros dançando e, logo depois, ingere bebida alcoólica. “Essa live fez mais sucesso do que a de Gusttavo Lima”, comemora um texto escrito no próprio vídeo.

“Cadeia não é local para festas, bebidas, som, celular. É preciso punir administrativamente o responsável por essa farra, mas, além disso, é preciso corrigir a falha do sistema. É inadmissível que fugas e festas sejam comuns nos presídios de Pernambuco”, Romero dispara.

Para o parlamentar, a fuga de Limoeiro e a festança em Abreu e Lima dão conta de que o sistema penitenciário do estado precisa de uma reestruturação. Nesse sentido, ele é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional que converge os agentes penitenciários em policiais penais. Albuquerque apela para que o Governo do Estado apure este e outros casos que abusam das regras dos presídios para puni-los, além de vistorias preventivas.

“Os detentos ainda debocham da situação que temos vivido. É algo vergonhoso e nós aguardamos que todas as medidas sejam tomadas. Essas imagens mostram um paradoxo trágico para nós: há liberdade nos presídios”, finaliza.

Veja o vídeo:

Da redação do Portal com informações do Dep. Romero Albuquerque