Acidente

Morre Alfredo Sirkis, ex-guerrilheiro e fundador do Partido Verde

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo conduzido por Sirkis saiu da pista, colidiu com um poste e, em seguida, capotou.

Morre Alfredo Sirkis, ex-guerrilheiro e fundador do Partido Verde

Foto divulgação

Publicado em 10 de julho de 2020 - 19:53

Por

Um dos fundadores do Partido Verde (PV) faleceu hoje (10) em decorrência de um acidente de carro, em São Paulo. Alfredo Sirkis, de 69 anos, era ambientalista, jornalista, político e escritor.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo conduzido por Sirkis saiu da pista, colidiu com um poste e, em seguida, capotou. Na ocasião o jornalista estava sozinho no carro.

O Partido Verde brasileiro foi fundado em 1986. Cinco anos depois Alfredo Kircis tornou-se presidente da agremiação. Em sua trajetória política também consta a titularidade da Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Isso se deu em 1996. Posteriormente, em 1998, Sirkis foi candidato à presidência da República pelo PV.

Ex-guerrilheiro, Sirkis integrou a VPR de Carlos Lamarca e participou dos sequestros do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben e do suíço Giovanni Bucher. Exilou-se a partir de 1971 no Chile, na Argentina e em Portugal e voltou ao Brasil em 1979, com a anistia. 

O prefeito carioca Marcelo Crivella emitiu uma nota onde lamentou a morte de Alfredo Kircis. Crivella afirmou: “Alfredo Sirkis era um militante apaixonado por todas as causas que abraçava. Como secretário de Urbanismo e de Meio Ambiente da nossa cidade, sempre trabalhou por um Rio mais humano e solidário. Sua luta mais recente era contra as mudanças climáticas que tanto ameaçam nosso planeta. Tinha ainda muito a contribuir com sua experiência e dedicação. Neste momento de grande dor, peço a Deus que conforte sua família, amigos e admiradores.”

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com