Acidente

Morre Alfredo Sirkis, ex-guerrilheiro e fundador do Partido Verde

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo conduzido por Sirkis saiu da pista, colidiu com um poste e, em seguida, capotou.

Um dos fundadores do Partido Verde (PV) faleceu hoje (10) em decorrência de um acidente de carro, em São Paulo. Alfredo Sirkis, de 69 anos, era ambientalista, jornalista, político e escritor.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo conduzido por Sirkis saiu da pista, colidiu com um poste e, em seguida, capotou. Na ocasião o jornalista estava sozinho no carro.

O Partido Verde brasileiro foi fundado em 1986. Cinco anos depois Alfredo Kircis tornou-se presidente da agremiação. Em sua trajetória política também consta a titularidade da Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Isso se deu em 1996. Posteriormente, em 1998, Sirkis foi candidato à presidência da República pelo PV.

Ex-guerrilheiro, Sirkis integrou a VPR de Carlos Lamarca e participou dos sequestros do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben e do suíço Giovanni Bucher. Exilou-se a partir de 1971 no Chile, na Argentina e em Portugal e voltou ao Brasil em 1979, com a anistia. 

O prefeito carioca Marcelo Crivella emitiu uma nota onde lamentou a morte de Alfredo Kircis. Crivella afirmou: “Alfredo Sirkis era um militante apaixonado por todas as causas que abraçava. Como secretário de Urbanismo e de Meio Ambiente da nossa cidade, sempre trabalhou por um Rio mais humano e solidário. Sua luta mais recente era contra as mudanças climáticas que tanto ameaçam nosso planeta. Tinha ainda muito a contribuir com sua experiência e dedicação. Neste momento de grande dor, peço a Deus que conforte sua família, amigos e admiradores.”

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal