Investigação

Polícia Federal vai investigar colunista que 'torceu' pela morte de Bolsonaro

O ministro da Justiça, André Mendonça, informou, nesta terça-feira (7), que irá solicitar à Polícia Federal (PF) que abra um inquérito para investigar o colunista do jornal Folha de S.Paulo, Hélio Schwartsman, por em seu artigo “ter torcido pela morte do presidente” Jair Bolsonaro o mandatário ser infectado pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com o ministro, o inquérito terá por base a Lei de Segurança Nacional.

A publicação gerou inúmeras críticas ao posicionamento do colunista, que em seu texto escreveu que está torcendo “para que o quadro se agrave e ele morra. Nada pessoal”. De acordo com ele, “a morte do presidente torna-se filosoficamente defensável, se estivermos seguros de que acarretará um número maior de vidas preservadas”.

Ao comentar o artigo, Mendonça falou sobre direitos fundamentais. “Princípios básicos do Estado de Direito: há direitos fundamentais. Não há direitos fundamentais absolutos. 3. As liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais. Tais direitos são limitados pela lei”, explicou.

Para o ministro, defende a democracia deve repudiar o texto do colunista da Folha. “Diante disso, quem defende a democracia deve repudiar o artigo “Por que torço para que Bolsonaro morra”. Assim, com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito à Polícia Federal” apontou.