Eleições 2020

Em Olinda, pesquisa por telefone mostra Lupércio com 34% e João Paulo 21%

Pesquisa realizada pelo Instituto Pontecial para prefeito da cidade de Olinda mostra o atual chefe do executivo e que busca a reeleição, Professor Lupércio (SD) com 34% das intenções de voto seguido do ex-prefeito do Recife, o deputado estadual João Paulo (PCdoB) com 21%.

Antônio Campos (PRTB), que disputou a última eleição e chegou a ir para o segundo turno com Lupércio, soma 2%, número igual ao de Pedro Mendes (PSB) e Gustavo Rosas (PROS). O vereador Jorge Federal (PSL) atual presidente da Câmara de vereadores da cidade,  registra apenas 1%. Celso Muniz (MDB), Armando Sérgio (Avante) e Júnior Lenine, do Psol, não pontuaram. Brancos e nulos somam 17% e outros 21% não quiseram responder ou afirmaram não saber responder. 

Levantamento feito de forma espontânea, ou seja, quando não é oferecido nomes ao entrevistado, o atual prefeito também continua na frente, desta vez com 25%, logo depois também em segundo João Paulo aparece com 12%. Antônio Campos, Gustavo Rosas e Pedro Mendes foram lembrados e cada um teve 1%. Dos entrevistados, 48% informaram que não sabiam responder ou se recusaram a responder, enquanto 13% escolheriam anular o voto.

No tópico rejeição, dia 500 entrevistados, 58% relataram não votar em Antônio Campos que aparece na ponta. O segundo lugar neste item aparecem empatados o prefeito Lupércio, Jorge Federal e Armando Sérgio, com 47%. Logo depois o nome de João Paulo, com 42%, Pedro Mendes, com 38% e Gustavo Rosas, com 36%. Quem possui menor  rejeição é Celso Muniz, com 31% e Lenine, com 32%.

A pesquisa ouviu por telefone 600 eleitores de Olinda entre os dias 4 e 8 deste mês de julho. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo de número 04565/2020.

A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo.

A amostra foi segmentada por cotas de sexo e faixa etária baseada nas informações do TSE – TRE/PE, de forma representativa do universo em estudo (eleitores de Olinda), num total de 600 entrevistas, distribuídas proporcionalmente pelas Regiões Político-Administrativas definidas oficialmente pela prefeitura.

A pesquisa foi realizada nas seguintes zonas: Alto da Bondade, Alto do Sol Nascente, Caixa D’Água , Passarinho, São Benedito, RPA 2 Águas Compridas, Aguazinha, Sapucaia, Alto da Conquista, RPA 3 Peixinhos, Sítio Novo, Salgadinho, RPA 4 Jardim Brasil, Vila Popular, RPA 5 Ouro Preto, RPA 6 Alta da Nação, Bultrins, Fragoso, Jardim Fragoso, RPA 7 Bairro Novo, Casa Caiada, Jardim Atlântico, RPA 8 Guadalupe, Varadouro, Bonsucesso, Monte, Amaro Branco, Santa Tereza, Amparo, RPA 9 Tabajara, Rural e RPA 10 Rio Doce.