Cassado

Prefeito de Maraial, Marquinhos Moura, tem mandato cassado por vereadores

Os vereadores de Maraial, município da Zona da Mata Sul, decidiram na sexta-feira (3) pela cassação do então prefeito Marquinhos Moura (PTB).

A sessão, em caráter extraordinário, foi realizada na sexta, na sede do Poder Legislativo Municipal. Por sete votos a um, os vereadores decidiram pela cassação do prefeito. O único vereador a não votar foi Moacir Mendes que faltou a sessão.

O Poder Legislativo do município condenou o agora ex-chefe do Executivo pelo crime de improbidade administrativa. O vice-prefeito, Dr. Márcio Ferreira, assume o lugar deixado por Marcos Moura.

Sob a acusação de não ter repassado 15% dos impostos para a área da saúde os vereadores acabaram não acatando a denúncia contra Marquinhos Moura.

A denúncia sobre a improbidade administrativa, cometida pelo prefeito cassado, partiu de uma servidora municipal e foi acatada pela Câmara. O processo é referente a supostos gastos de R$ 1,5 milhão sem execução de empenhos. A pena para o crime cometido por Marcos Moura inclui a suspensão dos direitos políticos, perda do cargo e ressarcimento aos cofres públicos.

O próximo passo será a posse do vice-prefeito Dr. Márcio como o novo comandante do Poder Executivo Municipal. Enquanto isso, Marquinhos Moura deve recorrer à Justiça para anular a cassação.

Esposa do prefeito é exonerada

Recentemente, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o prefeito de Maraial exonere, no prazo de 48 horas, a secretária de Saúde do município, que é sua esposa, e se abstenha de nomear cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou outras pessoas com relação de até terceiro grau com o gestor municipal, vice-prefeito, secretários municipais e todos os demais agentes públicos sem a devida habilitação técnica para exercício dos cargos.