Defesa

PSOL quer uma frente de esquerda em Pernambuco para derrotar PSB e o Bolsonarismo

Focados nas eleições municipais no estado de Pernambuco, o PSOL PE divulgou uma nota na manhã desta sexta-feira (3), na qual reafirma a necessidade se criar uma frente de esquerda no estado com o objetivo de combater o bolsonarismo e PSB no pleito eleitoral. A sigla criticou a chamada “oligarquia partidária”, em referência ao partido socialista e a polarização política.

“De um lado nós temos o crescimento do bolsonarismo, aliados a setores do fundamentalismo religioso – que já é visto dentro da Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Câmara de vereadores do Recife -; do outro, o PSB. Aqui, a crítica tem que ser feita à esquerda, sem o populismo e o conservadorismo das críticas à direita que estão sendo feitas publicamente. É um equívoco engrossar o coro de quem flerta com a intolerância e o fascismo. Porém, fechar os olhos para a tentativa de permanência da família Campos e do PSB no domínio do cenário político da capital pernambucana, coaduna com um projeto de oligarquia repaginada”, diz trecho da nota assinada pelo presidente do PSOL em Pernambuco, Severino Souto Alves.

O conservadorismo e as atuais gestões estadual e municipal do PSB em Pernambuco são os principais alvos das críticas do PSOL, que questiona na nota o que tem feito a gestão do prefeito de Geraldo Julio.

“Qual o projeto do PSB para o município de Recife? Estamos no fim da gestão fe Geraldo Julio e ainda não conseguimos identificar para que veio a atual gestão municipal”, indagou.

A nota, apesar de falar união dos partidos de esquerda por um propósito em comum, não cita apoio a Marília Arraes, possível candidata do PT para prefeitura do Recife e nem a nenhuma outra candidatura específica.