Itamaracá

Parceira da Prefeitura de Itamaracá com ONGs realiza ação nas praias da Ilha neste domingo

Projeto Aguamaracá tem o intuito de promover placas estilizadas por artistas locais e com informações sobre os danos à natureza causados pelo plástico descartado nas praias.

Uma parceria entre a Prefeitura da Ilha de Itamaracá e entidades não governamentais irá promover a realização do Projeto Aguamaracá: iniciativa que pretende espalhar em pontos estratégicos da Ilha 30 (trinta) placas estilizadas por artesãos locais com mensagens informativas e educativas sobre as consequências que o plástico acarreta para o ecossistema dos mares, para a natureza como um todo e, consequentemente, para o turismo da Ilha e a vida dos moradores.

A ideia partiu da engenheira francesa Mathilde Siband, que chegou em Itamaracá no mês de março deste ano para fazer turismo e, pouco depois, passou a cumprir a quarentena na cidade.

Nesse período, Siband, que também faz parte da associação francesa The Sea Cleaners, se encantou com a beleza da Ilha, mas, também se sensibilizou com a quantidade de plástico deixado pelas pessoas que visitam as praias todos os dias. Conversando com representantes de empresas e associações locais, ela idealizou o projeto que conquistou também o apoio da Prefeitura, por meio da sua Secretaria de Turismo.

Artistas locais foram então convidados para estilizar 30 placas com frases especialmente selecionadas para informar as pessoas sobre as graves consequências do plástico ao meio ambiente, e como combater esse problema.

“O objetivo é conscientizar as pessoas que o plástico jogado nas praias, além de agredir o oceano e todo o meio ambiente, também afeta diretamente a vida dos moradores, afastando os turistas e prejudicando a economia local”, afirma Siband.

As placas serão instaladas no próximo domingo (05) e ficarão em exposição por tempo indeterminado.

Serviço:

Projeto Aguamaracá: instalação de 30 (trinta) placas educativas, estilizadas artisticamente, em pontos estratégicos na orla da Ilha de Itamaracá.

Data: 05 de julho de 2020 (domingo) – a partir das 9h00

Locais que receberão as placas:

ENTRADA DA CIDADE
ENSEADA DOS CAÇÕES
ENSEADA DOS GOLFINHOS
LAGOA AZUL
LAGOA DE MATA
PONTAL DA ILHA
PRAIA DE JAGUARIBE
PRAIA DE SÃO PAULO
PRAIA DO FORTE ORANGE
PRAIA DO PILLAR
PRAIA DO SOSSEGO
VILA VELHA

Artistas convidados:

Artesãs: Elba Feliciano Gaião de Lira, Mariza Chrisostomo da Silva e Nancy Maria Bezerra da Silva                                                                                                                                                                Regina Célia Firmino da Silva (Centro Cultural Mario Matos Artesanato de Pernambuco).

Mestres artesãos: Erasmo de Lira Beltrão e José Eugênio de Souza

Curadoria: Nivaldo Jorge

Da redação do Portal com informações da Prefeitura da Ilha de Itamaracá

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal