Posicionamento

Karla Falcão culpa gestões do PT pela falta de saneamento básico; "esteve 14 anos no poder e não resolveu"

Em vídeo publicado na noite desta quinta-feira (3), a líder do grupo de liberais ‘Livres’, Karla Facão (Cidadania), criticou o sistema de saneamento básico da capital pernambucana. Pré-candidata à Câmara do Recife pelo Cidadania, Karla fez um comparativo dos gastos da Secretaria de Saneamento e da Casa de José Mariano. Segundo a ativista, o valor da Câmara para os cofres públicos é o dobro do destinado à pasta que cuida do tratamento de esgoto.

“Podemos ter ainda mais orgulho da nossa cidade. E isso inclui não permitir que nenhum recifense viva sem esgoto tratado. Assista o vídeo e entenda como o Novo Marco do Saneamento pode mudar essa realidade”, escreveu.

Karla criticou o monopólio exercido pela Compesa no tratamento de resíduos e destacou a importância do marco do saneamento básico na vida das pessoas mais carentes. O texto do novo marco legal do saneamento foi aprovado pelo Senado e segue para sanção do Presidente da República, Jair Bolsonaro. O projeto defende pontos como:

  • Meta de 99% da população com água potável em casa até dezembro de 2033
  • Meta de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033
  • Ações para diminuição do desperdício de água aproveitamento da água da chuva
  • Estímulo de investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas
  • Fim do direito de preferência a empresas estaduais
  • Se as metas não forem cumpridas, empresas podem perder o direito de executar o serviço.

“Quem está espalhando essa mentiras é exatamente o mesmo partido que votou totalmente contra o novo marco, que é o PT, que teve 14 anos no poder para resolver o problema, não resolveu, e sequer entregou uma proposta”, ironizou.