Reação

Filhos de Bolsonaro criticam aprovação da PL das fake news no Senado

Os três filhos do presidente Jair Bolsonaro foram às redes sociais criticar a aprovação da PL 2.630/2020, que visa aplicar medidas de combate às fake news. A votação foi realizada nesta terça-feira (30), e teve 44 votos favoráveis contra 32. No Twitter, o senador Flávio bolsonaro disse que o projeto é inconstitucional, pois “atropela garantias individuais”.

“O PL da Censura é inconstitucional, atropela garantias individuais.E têm vício insanável: quem decide o que é Fake News? Postar que é contra cotas raciais e a favor das sociais, é racismo? Pastor defender que família é homem e mulher, é preconceito? #PL2630Nao #CalaaBocaNaoMorreu”,

manifestou.

Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal, deixou claro que seu voto na Câmara será contrário ao texto. Na manhã desta quarta-feira (1º), o parlamentar disse que a medida trata de uma maneira de “censurar” as redes sociais, ambiente que é o foco do projeto de lei na disseminação de notícias falsas.

“O Senado aprovou a Lei da Censura, que agora seguirá para a Câmara. Já adianto meu voto: sou totalmente contrário a toda tentativa de “regulamentar” (CENSURAR) as redes sociais. Rejeito qualquer ato que retire liberdade do cidadão e lutarei contra isso”, afirmou.

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro fez uma série de tuítes também na manhã de hoje, criticando a aprovação do projeto. O filho do meio de Jair Bolsonaro, se referiu ao termo ‘fake news’ como “palavrinha politicamente correta”.

“Nunca se tratou da palavrinha politicamente correta: “fakenews”. O problema sempre foi o crescimento do raciocínio sem cabresto, o que não ocorre quando existe o conluio da mídia com os engravatados, usando o seu dinheiro. Pedantes Ególatras, aqui jamais será uma Coreia do Norte”, declarou.

Carlos Bolsonaro sugeriu a “interferência” do ministro das Comunicações, o recém empossado Fábio Faria.

“Acho inclusive que o próprio Ministro das Comunicações poderia tomar atitude sobre isso. Não adianta deixar as bombas explodirem no colo de quem simplesmente só ajuda 24h por dia e leva porrada de tudo que é lado e não desmentir a mídia tradicional quanto a estes absurdos”, apontou.