Estudo

Cientistas chineses descobrem novo vírus da gripe em porcos

Materiais coletados a partir do focinho dos porcos identificaram uma nova variante da H1N1 que pode infectar humanos.

Um novo vírus da gripe influenza com potencial de causar uma pandemia foi identificado por pesquisadores chineses. No primeiro momento, o vírus foi detectado em porcos, mas pode infectar humanos, segundo dados publicados na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS) nesta semana. O estudo foi coordenado pelo virologista e imunologista chinês George Gao no Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

A maior preocupação dos cientistas é sobre a imunidade das pessoas em relação vírus, pois como se trata de uma linhagem nova da H1N1, os humanos podem facilmente contrair a gripe. Além do quê, ainda não há vacina para combater esse vírus em específico.

Geroge Gao integra com outros cientistas, uma equipe de mapeamento epidemiológico há anos, em que o estudo é mais concentrado nos animais suínos. Eles recolheram cerca de 30 mil amostradas do muco do focinho dos animais em dez cidades chinesas entre 2011 e 2018.

Essa nova variante da gripe suína foi apelidada de G4  (genótipo 4). Ele é considerado uma variante, porque mesmo vindo da H1N1, o vírus sofreu mutações ao longo do tempo e, portanto, a vacina direcionada à gripe já conhecida, não serve para esse novo vírus.

O surto mais “famoso” da influenza foi em 2009, quando matou cerca de 250 mil pessoas no mundo.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal