Estratégia

Presidente Bolsonaro retoma viagens pelo Brasil e marca presença em reduto do PT

Jair Bolsonaro escolheu um dos maiores redutos do PT para retomar sua agenda de visitas aos estados, informa a Crusoé.

Após um longo período em Brasília, com viagens pontuais, o presidente desembarcou em Juazeiro do Norte, no Ceará, para acompanhar a inauguração do trecho cearense da transposição do rio São Francisco.

Presidente Bolsonaro em inauguração de trecho da transposição do Rio São Francisco. Foto: Alan Santos /PRF

Sem a presença do governador Camilo Santana (PT) e do governador Paulo Câmara (PSB), ambos receberam formalmente o convite para participar do ato, a agenda contou com a presença de parlamentares de partidos recém-contemplados com cargos.

Um deles, o deputado Domingos Neto (PSD-CE), chegou a presentear Bolsonaro com uma manta de carneiro típica de Tauá, seu reduto eleitoral.

Presidente Bolsonaro em inauguração de trecho da transposição do Rio São Francisco. Foto: Alan Santos /PRF

Nordeste reduto do PT nas eleições de 2018

O candidato a presidente Fernando Haddad (PT) registrou 69,7% dos votos válidos do Nordeste. É a única região do Brasil em que o petista derrotou Jair Bolsonaro (PSL), eleito presidente neste domingo (28). No Nordeste, Bolsonaro ficou com 30,3% dos votos válidos. No total, Haddad contabilizou 20,3 milhões de votos; e Bolsonaro, 8,8 milhões.

Todas as demais regiões deram vitória a Bolsonaro. Nesses casos, a diferença foi maior no Sul. O presidenciável do PSL teve 68,3% dos votos válidos contra 31,7% de Haddad. Por outro lado, a disputa ficou mais apertada no Norte, onde o candidato do PT conquistou 48,1% do votos válidos e Bolsonaro, 51,9%.

  • Norte: Bolsonaro 51,9% X 48,1% Haddad
  • Nordeste: Bolsonaro 30,3% X 69,7% Haddad
  • Sul: Bolsonaro 68,3% X 31,7% Haddad
  • Sudeste: Bolsonaro 65,4% X 34,6% Haddad
  • Centro-Oeste: Bolsonaro 66,5% X 33,5% Haddad