Isolamento

Após reabertura do comércio, taxa de contágio da covid-19 sobe em todas as regiões de Pernambuco, diz IRRD

O Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD-PE) divulgou dados nesta quinta-feira (25) que mostram que a taxa de contágio do novo coronavírus (covid-19), em Pernambuco, teve aumento em todas as regiões. O estudo considera as 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS), divisão do território do estado feita pela Secretaria de Saúde. Segundo o IRRD, a taxa-geral de contágio da covid-19 está em 1.23. Ou seja, um grupo com 100 contaminados infecta 123. Esses 123 contaminam outras 146 e, assim, sucessivamente, em uma progressão geométrica.

O cientista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que integra o IRRD, Jonas Albuquerque, afirmou ao G1 que “a taxa que a gente calcula está em 1.23. É como se fossem juros. A gente está a 23% de juros ao dia. Quando a gente compõe esse juro, a dívida fica gigante. Não é momento de relaxar”.

Segundo o estudo do IRRD, todas as áreas de Pernambuco estão acima do número 1, considerado o marco que delimita uma epidemia em controle ou descontrolada, mas há algumas que chamam atenção: a região 12, que abrange Petrolina, Orocó, Cabrobó e outras quatro cidades, tem uma índice de 2,54.

“Se a gente continuar com essa taxa, mesmo com todos os esforços do governo de fazer lockdown na região metropolitana, que foi excelente, mesmo todos esses esforços podem ir por água abaixo, porque a gente é inundado por essa contaminação em massa, com as pessoas relaxando na manutenção do controle”, afirmou.

*Com informações de G1