Investigação

Polícia Federal deflagra segunda fase de Operação que investiga contratos na Saúde do Pará

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Matinta Perera*, 2ª fase da Operação Para Bellum, dando cumprimento a sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Ministro Francisco Falcão do Superior Tribunal de Justiça – STJ.

Esta segunda fase tem por objetivo colher mais elementos sobre a participação de um dos investigados nos fatos sob apuração, bem como verificar se há compatibilidade entre seu patrimônio e os rendimentos declarados por ele.

Os mandados foram cumpridos no Estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente nas cidades de Porto Alegre e Xangrilá, com a participação de 25 policiais federais.

Matinta Perera é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha que à noite se transforma em um pássaro agourento que pousa sobre os muros e telhados das casas. A bruxa só deixa o local após o morador prometer-lhe algo. No dia seguinte, a Matinta retorna para cobrar o combinado que, caso não cumprido, gera consequências nefastas aos moradores.