Eleições 2020

Candidatos que podem renovar a Câmara de Vereadores do Recife na próxima legislatura

Com a última taxa de renovação de 43,59%, nas eleições municipais de 2016, a Câmara de Vereadores do Recife tem um histórico alto de mudanças entre legislaturas. A falsa mudança, geralmente, ocorre por pessoas de dentro da política.

Não é difícil encontrar filhos, sobrinhos e netos de políticos os substituindo nos cargos de poder, o que tira da população, essa sensação de renovação efetiva.

A renovação também ocorrer pelo fato da Câmara ser utilizada como um “berçário” de lideranças. Nesta questão, destaca-se a ida de vereadores durante o mandato para cargos no legislativo Estadual e Federal. Grandes nomes da política pernambucana já passaram pela casa de José Mariano.

Dos 39 parlamentares eleitos em 2012, 22 continuaram por mais um mandato no Legislativo da capital, após serem reeleitos em 2016. Outros 17 foram novatos ou voltam ao parlamento como titulares na nova legislatura.

Em 2012, o índice de renovação foi de 36%. Naquela eleição, 14 novos parlamentares assumiram espaço na Câmara do Recife.

Em um ano atípico, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a época de pré-campanha pode ser decisiva. Sem poder ter contato físico com os eleitores, as redes sociais podem jogar a favor, ou afundar uma candidatura antes mesmo de começar o período de pedir voto.

Nas últimas eleições municipais, a disputa contou com 8 coligações e mais 10 partidos lutando por vagas. O quociente eleitoral foi de 22.063 votos.

Com a pandemia, espera-se que haja redução nesses números devido ao aumento das abstenções, decorrente do medo de contágio pela covid-19, já que a urna eletrônica é usada por centenas de pessoas.

A expectativa é que em haja mudanças e uma alta taxa de renovação, já que, neste ano não será permitida a formação de coligações, além disso, os partidos que não atingirem o quociente eleitoral poderão disputar as vagas das “sobras”.

Conheça alguns nomes que podem ingressar na Câmara em 2021

  • Albérisson Carlos (DEM)

Com uma expressiva votação para deputado federal, Albérisson é presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado de Pernambuco (ACS-PE). Sua base de votos está na classe militar, principalmente bombeiros e policiais. Atua em defesa das causas dessa categoria.

  • Andreza Romero (PP)

Esposa do deputado estadual Romero Albuquerque (PP), Andreza desponta como o novo rosto da defesa animal na cidade do Recife. Com outdoors espalhados pelas principais avenidas, mesmo sem experiência política, a ativista já aparece como uma das favoritas para conquistar uma vaga na Casa José Mariano.

View this post on Instagram

Terça-feira, 09 de junho. Sofia e Edileuza pediram a minha ajuda para salvar um gatinho. Assim, conheci mais uma vítima da falta de respeito e amor aos animais. Ali, numa escadaria em Beberibe, ele fez seu lar. Sem teto e sem proteção. Machucado, foi resgatado por mim e levado a um profissional para que seu sofrimento fosse amenizado. E foi. Não da forma que nós, humanos, julgamos ser a melhor. A dor cessou do jeito que Deus quis que cessasse, para nunca mais voltar. Um encontro rápido entre mim e esse gatinho, mas não menos importante e marcante. Depois de tentar salvar aquela vida e ver que não conseguimos, me senti esgotada. Não da luta pelos animais, mas cansada de tanta falta de respeito e amor por eles. Eles são tão criatura de Deus quanto nós. Não somos melhores, somos iguais. A diferença é a missão que Papai do Céu deu a cada um. A eles, a missão foi amar e viver com os humanos. A nós, retribuir. Infelizmente, alguns não entenderam isso, e não cumprem com o seu dever. Eu não, eu sempre vou proteger os animais.

A post shared by Andreza Romero (@andrezaromero11) on

  • Eduardo Amâncio (PSB)

Intitulado como o único comunicador eclesiástico de Pernambuco, se destaca por atuar nas questões da Igreja Católica e defende causas ligadas aos direitos humanos. Eduardo Amâncio tentou na última eleição municipal uma vaga na Câmara do Recife e obteve um número de votos que não foi suficiente para garantir uma vaga. O bairro do Jordão e comunidades adjacentes são seus pontos de atuação na cidade do Recife.

  • Weberson Florêncio (Podemos)

Irmão do deputado estadual Wanderson Florêncio (Podemos), Weberson, nas redes sociais, tenta pegar a onda com irmão para conquistar uma das 39 vagas na Câmara do Recife. Recentemente, Weberson participou de diversas visitas a bairros da Zona Sul com a pré-candidata à prefeitura de seu Partido, Patrícia Domingos. Essa trinca pode conquistar muitos votos nas eleições dest ano.

  • Karla Falcão (Cidadania)

Integrante de movimentos liberais como o ‘Livres’ e ‘Renova BR’, Karla é apadrinhada do deputado federal Daniel Coelho (cidadania). A professora tem realizado ações sociais nesta pandemia, como a distribuição de cestas básicas e água com carro-pipa nas comunidades do Recife. Ela já disputou eleição, mas nunca assumiu uma cadeira no Poder Legislativo.

  • Áureo Cisneiros (PSOL)

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Aureo Cisneiros luta contra o governo Bolsonaro, assim como fiscaliza e questiona o governo Paulo Câmara (PSB) nas questões ligadas a categoria e também lidera o grupo de ‘Policiais Antifascista’.

View this post on Instagram

A opinião de vocês ?

A post shared by Aureo Cisneiros (@aureo_cisneiros) on

  • Hugo Esteves (PSC)

Com uma alta popularidade na cidade do Recife, o ex-apresentador do programa ‘Balanço Geral Pernambuco’, da TV Clube Record, Hugo tem uma vasta carreira dentro do jornalismo local e entregou a função que ocupava para disputar uma vaga na Câmara Municipal.  Mesmo com a aproximação das eleições, o apresentador não tem falado com frequência de política em seu perfil.

View this post on Instagram

Sempre soube que na vida a gente tinha idas e vindas, encontros e despedidas, chegadas e partidas… O duro é aceitar isso quando essas inconstâncias são tão boas. Meu ciclo, na TV Clube, acabou nesta segunda-feira, dia 20 de abril de 2020. Foram cinco anos de tantos aprendizados, mesmo já sendo macaco velho no jornalismo. É aquele velho clichê: o que foi ruim, deixo aqui com todo prazer. Já o que foi bom, levo comigo para nunca mais eu me esquecer. E carregarei essa minha trajetória no comando do Balanço Geral PE com muito orgulho. Inaugurei o programa no nosso estado e continuarei ativo nas minhas redes sociais. É exatamente, como dizia Rubem Braga: “Houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam porque ficaram em nossa vida". Sei que outros ciclos estão por vir. O desconhecido pode ser um aliado forte. Já me encontrei com ele quando deixei a TV Globo para seguir um antigo sonho: ser ator. Os desafios são outros em tempos de incertezas, mas eu tenho um Deus que, sem dúvida alguma, não me deixará para trás. Confio nEle para o que der e vier. E, para terminar, quer um conselho? "Lembremos apenas das coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus". Obrigado, TV Clube. Obrigado aos meus fiéis telespectadores que nunca me deixaram na mão. Obrigado, Pernambuco. Balança Recife. Vem aí! Aguarde!!!!

A post shared by Hugo Esteves (@hugoesteves10) on

  • Marco Aurélio Filho (PRTB)

Filho do líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Marco Aurélio segue atuando junto a comunidades do Recife. Bairro dos Coelhos e Alto do Pascoal são algumas das comunidades que servem de base para o pré-candidato.

  • Pastor Júnior Tércio (Podemos)

Casado com uma das deputadas mais polêmicas do estado na cobrança e fiscalização, Júnior encampa a defesa de pautas conservadoras, nacionalistas e é um dos defensores do governo Jair Bolsonaro (sem partido) em Pernambuco. Sua esposa, deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), em sua primeira eleição já foi a terceira mulher mais votada em 2018.

  • Henrique Costa (PT)

Filho do Senador Humberto Costa (PT), Henrique pode conseguir agregar um eleitorado forte na capital pernambucana. Mesmo com os desgastes e escândalos de corrupção, o Partido dos Trabalhadores ainda segue forte no Nordeste. Com a defesa de pautas sociais, o jornalista se descreve como uma pessoa que luta por um “Recife, Pernambuco e Brasil mais justos e menos desiguais”.