Ampliado

Grande Recife Consórcio prorroga até 30 de junho validade da Carteira de Estudante 2019

Vai até o próximo dia 30 de junho a validade da Carteira de Estudante 2019. Por isso, os alunos de escolas públicas, privadas e cursinho pré-vestibular devem pedir a solicitação do novo documento.

O pedido da versão 2020 da identificação estudantil deve ser feito no site do Grande Recife Consórcio de Transporte ao custo de R$ 13,50.

Por conta da pandemia da Covid-19 e a paralisação dos serviços essenciais no Estado, o Grande Recife adiou por duas vezes o prazo final de validade da Carteira de Estudante 2019. O documento que não seria mais aceito no fim do mês de março, teve a validade prorrogada primeiro para o dia 30 de abril e, depois, até o fim deste mês de junho.

Como o processo de emissão do documento é eletrônico, o Grande Recife afirmou que não vai mais esticar a validade da carteirinha do ano passado.

Como fazer a solicitação

Para solicitar uma nova, o aluno ou responsável deve entrar no site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no link “Carteira de Estudante”.

Depois, escolher a área de “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno.

Em seguida, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto.

Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento numa agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente (agências lotéricas, internet, autoatendimento e Caixa Aqui).

Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto.

Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), nas plataformas Android e IOS, e ter também uma versão digital do documento.

O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudantil e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Nome social

Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

As escolas estão sem aulas, mas há serviço interno.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), este exclusivo para reclamações.