Investigação

Operação da DRACCO contra o maior fornecedor de produtos gráficos para governos em Pernambuco

O Departamento de Combate ao Crime Organizado (DRACCO) também faz Operação de combate à corrupção na Prefeitura de Petrolina, por contratos com o empresário Sebastião Figueroa, muito conhecido no meio político por fornecer material gráfico a políticos e a Partidos e também a prefeituras no Estado de Pernambuco.

Sebastião Figueroa é sogro do dono da empresa Saúde Brasil, alvo da Operação  Antídoto, deflagrada hoje pela PF, contra superfaturamento na aquisição de luvas pela Prefeitura do Recife que sozinha comprou a essa empresa mais luvas do que todas aquelas adquiridas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O parentesco foi revelado em primeira mão pelo Blog da Noelia Brito. Confirma as imagens das buscas e apreensões na casa de Figueroa.

Leiam a nota da SDS:

“Nota à Imprensa

A SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, através da POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO, no âmbito do PACTO PELA VIDA, desencadeou na manhã desta terça-feira, 16/06/2020, a 17ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “RIPSTOP”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada – DIRESP, sob a presidência do Delegado DIEGO PINHEIRO, titular da 2ª DECCOR/DRACCO, tendo como ambiente operacional as cidades de Petrolina, Recife, Paulista, Olinda e Camaragibe.

A investigação, que contou com o apoio do Tribunal de Contas de Pernambuco / TCE-PE, foi inaugurada em março de 2019, com objetivo de identificar integrantes de uma Organização Criminosa voltada à prática dos crimes de: 1) FRAUDES EM LICITAÇÕES; 2) USO DE DOCUMENTOS FALSOS; 3) LAVAGEM DE DINHEIRO; 4) PROMOÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA; No dia de hoje, estão sendo cumpridos 17 ( _dezessete_) mandados de busca e apreensão domiciliar, 05 ( _cinco_) mandados de suspensão provisória que proíbem empresas de participar de licitações, 13 ( _treze_) mandados para pessoas físicas e jurídicas de impedimento para exercerem qualquer atividade econômica que implique na contratação com o poder público, 03 ( _três_) mandados de suspensão do exercício de função pública, além da determinação de sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas investigadas, todos expedidos pelo MM Juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina. Na execução, estão sendo empregados 110 (cento e dez) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. A Operação está sendo coordenada pela DIRESP e supervisionada pela Chefia de Polícia.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, com o auxílio do LAB/AD (Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro). Os detalhes da referida operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil em momento oportuno.

Chefia de Polícia”

Veja o vídeo: