Jaboatão

Procon Jaboatão faz ação em primeiro dia de retomada do comércio varejista

O Procon do Jaboatão dos Guararapes foi às ruas, nesta segunda-feira (15), primeiro dia de retomada da abertura do comércio varejista, para fiscalizar e garantir o cumprimento das normas de segurança contra o novo coronavírus pelos estabelecimentos.

São várias as exigências feitas pelo órgão de defesa do consumidor para que possam funcionar adequadamente.

Os comércios devem disponibilizar álcool a 70% para higienização das mãos, exigir o uso de máscaras, limitar o espaço entre as pessoas dentro das lojas.

Ao longo da ação, 29 estabelecimentos dos bairros de Prazeres e Jaboatão Centro foram vistoriados.

Procon

Nos primeiros dias, as fiscalizações terão caráter educativo, no sentido de orientar os proprietários sobre os protocolos a serem adotados. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos poderão ser multados e interditados pelo Procon.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Anderson Ferreira emitiu decreto proibindo fogueiras, fogos de artifício durante o período da pandemia. A medida foi estabelecida com objetivo de preservar o trato respiratório de pacientes e pessoas infectadas pela Covid-19.

Portanto, o cumprimento do decreto, permite que equipes formadas pelo Procon, Fiscalização Urbana e Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) façam operações permanentes em todo o município.

Sendo assim, irregularidades podem ser denunciadas pela própria população por meio dos números: (81) 99997-5886 / 99809-8619 / 99464-9195.

Pernambuco

Após mais de três de portas fechadas, alguns setores do comércio de Pernambuco recomeçam as atividades nesta segunda-feira (15). A terceira etapa proposta pelo Governo do Estado contempla salões de beleza, clínicas de estética, futebol profissional, concessionárias e parte do comércio varejista.

Para que alguns estabelecimentos voltem à normalidade, será preciso que, no caso das lojas de varejo de rua, o tamanho limite do local seja de até 200m quadrados.

A reabertura de hoje vale para todo o Estado de Pernambuco, exceto para 85 municípios do Agreste e Zona da Mata por causa da grande demanda de leitos de UTI.