Recife

Hospitais do Recife abrem mais 41 leitos e passam a ter as três maiores UTIs de covid-19 em PE

Hospitais do Recife não param de receber leitos. Um dia depois da ativação de 20 leitos de UTI no Hospital Provisório Recife (HPR) 1, na rua da Aurora, em Santo Amaro, a população passa a contar com mais 41 novas vagas de UTI nos HPR 2 e 3, localizados nos Coelhos e Imbiribeira, respectivamente, a partir desta sexta-feira (12).

Em coletiva de imprensa feita nesta manhã, pela internet, o prefeito Geraldo Julio anunciou que os três maiores hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife se tornaram as maiores UTIs para pacientes com covid-19 do Estado.

Assim que foi decretada a pandemia de covid-19, em março, a Prefeitura do Recife iniciou imediatamente a construção de sete hospitais de campanha, onde mais de 10 mil pessoas já foram atendidas e 1.500 receberam alta.

“A Maior ação sanitária já realizada pela Prefeitura do Recife em toda a história chega hoje a uma marca importante de ter as três maiores UTIs do SUS em todo o Estado de Pernambuco, feitas nas últimas semanas. A gente chega a 90 leitos de UTI no hospital de campanha dos Coelhos, a 80 leitos de UTI ativados no hospital de campanha da Imbiribeira e a 70 leitos de UTI ativados no hopsital de campanha da rua da Aurora. Somente no dia de hoje a gente está ativando mais 41 novos leitos que permite que a gente chegue a essa marca de ter três das maiores UTIs do Brasil, aqui no nosso estado para atender aos recifenses”, avaliou o prefeito Geraldo Julio.

Novos leitos

Nos últimos dias a Prefeitura do Recife abriu 161 novas vagas de UTIs nos hospitais de campanha municipais, nas últimas duas semanas. Agora, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife chega a um total de 971 leitos abertos para pacientes com covid-19, sendo agora 289 UTIs e 682 enfermarias em sete hospitais de campanha municipais e duas outras unidades que têm leitos de covid-19 da Prefeitura.

“Nesta semana, conseguimos um aumento significativo do número de leitos ativados na cidade, tornando os três hospitais provisórios do Recife, as três maiores UTIs do Estado de Pernambuco e, sem dúvida, algumas das maiores do Brasil. Gerir e administrar essas unidades é um grande desafio logístico e operacional. Gostaria de agradecer a todos os gestores e profissionais de saúde que estão lá dando conta de cuidar das pessoas, com qualidade técnica e sem esquecer das ações de humanização, muitas vezes por iniciativa dos próprios profissionais da linha de frente”, destacou o secretário de Saúde do Recife Jailson Correia.

Hospital de Campanha no Recife/ Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

O secretário também frisou a importância de cumprir os novos protocolos no retorno paulatino das atividades econômicas.

“Toda nova atividade que retoma gradualmente deve incorporar novos hábitos, como o uso da máscara e do álcool em gel; a lavagem mais frequente das mãos e o distanciamento social. Esses cuidados agora precisam ser incorporados ao nosso dia a dia”, pontuou.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife