Mais Um

Após anúncio da abertura do 23º Ministério, Bolsonaro já prepara 24º, diz Folha

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta quarta-feira (10) o desmembramento do Ministério da Ciência e Tecnologia e a recriação da pasta das Comunicações, mas de acordo com a Folha de S.Paulo, o presidente ainda abrirá mais um Ministério.

Para o posto de novo ministro, Bolsonaro nomeará o deputado Fábio Faria (PSD-RN). Casado com a apresentadora Patrícia Abravanel e genro de Silvio Santos, dono do SBT.

A Ciência e Tecnologia é comandada pelo astronauta Marcos Pontes e vinha sendo alvo da cobiça de legendas do centrão, que passaram a apoiar o governo Bolsonaro.

Com isso, o governo Bolsonaro passa a ter 23 ministros, oito a mais do que os 15 prometidos durante a campanha eleitoral.

Mas não para por aí, segundo a Folha de S.Paulo, Bolsonaro também poderá criar o 24º ministério ainda neste ano, com o desmembramento do Ministério da Justiça e a criação da pasta da Segurança Pública.

No Governo Temer (MDB), eram 29 ministérios. Sete deixaram de existir: Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Trabalho, Cultura, MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Planejamento, Esporte, Integração
Nacional e Cidades.

Essas pastas foram fundidas com outras, caso de Justiça e Segurança Pública, e outras rebatizadas, como Transporte, que ganhou o nome de Infraestrutura. Foram criados ainda dois ministérios, como Cidadania (que unificou Desenvolvimento Social, Esporte,
Cultura e parte do Trabalho) e Desenvolvimento Regional (Integração Nacional e Cidades).