Ranking

Pernambuco é o oitavo estado com a maior taxa de isolamento social do Brasil

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) realizou nesta segunda-feira, 8, nova divulgação do Ranking de Isolamento Social do Estado.

“Com esse ranking temos repassado informações para os membros do MPPE, para subsidiar medidas ministeriais e também das autoridades sanitárias e do Executivo estadual e municipal. Com esses dados que geramos, os membros podem avaliar a necessidade de endurecimento ou mesmo arrefecimento das medidas de isolamento social e estimular a atuação proativa dos gestores públicos no enfrentamento da Covid-19”, destacou o secretário de Tecnologia e Inovação do Ministério Público, o promotor de Justiça Antônio Rolemberg.

O Ranking de Isolamento Social é uma ferramenta desenvolvida por meio do Desafio Covid-19, ação conjunta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), está sendo atualizado para apresentar a série histórica com os dados do isolamento nos municípios pernambucanos.

Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. As informações apresentadas sempre demonstração a situação do isolamento do dia anterior, conforme o campo “Data de Referência” no canto superior da página.Os dados são levantados com a tecnologia de geolocalização desenvolvida pela In Loco.

“Hoje fazemos a extração do painel a partir dos dados que são gerados pela inLoco. Os dados são levantados com a tecnologia de geolocalização. As métricas são disponibilizadas para acompanhar o grau de isolamento social em regiões geográficas a partir do fluxo de mobilidade desses locais.  Na última semana fizemos uma atualização que exibe a série histórica do isolamento. A disponibilização dessas informações também garantem uma maior transparência para os cidadãos, informando as regiões com o maior ou menor fluxo de pessoas”, disse Carlos Gadelha, gerente de estatística do MPPE e que também atua Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs).

Confira os dez estados com a maior taxa de isolamento social:

  1. Rondônia com 55,18%
  2. Acre com 53,69%
  3. Rio Grande do Sul, com 52,9%
  4. Amapá com 52,7%
  5. Espírito Santo com 51,7%
  6. Roraima com 51,60%
  7. Ceará, com 51,15%
  8. Pernambuco com 51,14%
  9. Rio de Janeiro com 50,50%
  10. Rio Grande do Norte, com 49,06%

Em relação as capitais, Recife aparece na segunda colocação, atrás apenas da capital de Rodônio, Porto Velho.

Confira as dez capitais com a maior taxa de isolamento social:

  1. Porto Velho (RO) com 56,9%
  2. Recife (PE) com 56,3%
  3. Vitória (ES) com 55,6%
  4. Porto Alegre (RS) com 55,5%
  5. Fortaleza (CE) com 54,9%
  6. Salvador (BA) com 54,4%
  7. Natal (RN) com 54,2%
  8. Rio Branco (AC) com 53,8
  9. Maceió (AL) com 52,4%
  10. Macapá (AP) com 52,3%