Aprovado

Câmara do Recife vota a favor da reabertura de templos religiosos

O requerimento que pede a reabertura das instituições religiosas foi aprovado nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal do Recife. Após decreto estadual de 11 de maio, quando foram intensificadas as medidas restritivas voltadas à contenção da curva de disseminação do coronavírus.

O requerimento faz um apelo ao Governo do Estado para que haja um planejamento de reabertura das instituições religiosas. Na justificativa, o texto cita a Constituição Federal que assegura o livre exercício das atividades religiosas que estão apenas suspensas para proteger a vida das pessoas devido a pandemia do coronavírus.

“A suspensão de determinadas atividades religiosas vem comprometendo toda a união em prol de garantir o apoio espiritual para a população e a manutenção do funcionamento de tais instituições”.

Contudo, a autora do projeto, a vereadora Missionária Michele Collins (PP), explicou que o texto deveria ter entrado em pauta na última semana quando, de acordo com ela, o governador Paulo Câmara (PSB) ainda não tinha feito nenhuma movimentação para a reabertura dos templos.

“Já estamos tendo esse diálogo com o governador e sabemos que ele, inclusive, pessoalmente, entrou em contato com alguns pastores, e um grupo de pastores que estão se reunindo quase que diariamente com essa discussão”.

Collins afirmou que o assunto está sendo debatido pelos vereadores que fazem parte da bancada evangélica da Casa.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma reunião da bancada evangélica com Renato Antunes (PSC), Ana Lúcia (PRB), Fred Ferreira (PSC), Luiz Eustáquio (PSB) para discutir como se daria a reabertura. Ouvimos também as autoridades eclesiásticas, que também são autoridades, e eles fizeram um levantamento com decretos de outros Estados e foi apresentado ao governador uma proposta na semana passada”.