Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho ganha Centro de Triagem e Testagem para Covid-19

O Centro de Triagem e Testagem para Covid-19 (CTTC) está funcionando no Hospital de Campanha Amaro Cabral, em Ponte dos Carvalhos. O CTTC abre de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Cabo de Santo Agostinho ganha Centro de Triagem e Testagem para Covid-19

Centro de Triagem, Cabo de Santo Agostinho/ Foto Divulgação

Publicado em 10 de junho de 2020 - 16:42

Por

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho criou um centro para atender a demanda de pessoas com síndrome gripal. A estratégia é identificar, principalmente em sua fase inicial, os casos relacionados ao Coronavírus. O Centro de Triagem e Testagem para Covid-19 (CTTC) está funcionando no Hospital de Campanha Amaro Cabral, em Ponte dos Carvalhos. O CTTC abre de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

“O CTTC vem dar suporte a nossa rede de Saúde e facilitar o diagnóstico precoce da doença. Assim, muitas dessas pessoas que circulam com a Covid-19, mas não sabem, poderão realizar o tratamento, evitando a disseminação do contágio”, diz o prefeito Lula Cabral.

“A ideia é agilizar o atendimento de casos de síndrome gripal, incluindo os casos de Covid-19, priorizando pacientes com risco de infecção, principalmente os que fazem parte dos grupos mais vulneráveis à doença”, destaca a secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira.

No CTTC o atendimento é feito por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistente social. Na triagem, o paciente passa por uma avaliação inicial. Nessa primeira análise, alguns casos podem ser descartados. Também serão passadas orientações preventivas e recomendações para cuidados domiciliares. O CTTC também conta com leito de observação, indicado conforme a conduta médica.

Centro de Triagem/ Cabo de Santo Agostinho. Foto Divulgação

De acordo com o resultado da avaliação no processo de triagem, é feita a coleta do exame para Covid-19. Os casos positivos e os não reagentes (negativos) com sintomas (a exemplo de dores de cabeça e dores no corpo) são encaminhados para consulta, para que o médico determine o tratamento. A medicação é fornecida no próprio CTTC. Após 15 dias, o paciente retorna para uma nova avaliação.

Os casos negativos e sem queixa desses sintomas são orientados a procurarem a rede de assistência à Saúde ou Social.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com