Possibilidade

Secretário de Saúde de Pernambuco: "Há possibilidade de a doença se tornar endêmica"

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou na segunda-feira (8) que continua a ser inevitável o fato do coronavírus se estender a todo território, mesmo diante do cenário de estabilização de casos.

“Ela vai chegar em tempos diferentes sim, e podemos chamar isso de ondas. Também é possível que tenhamos uma nova onda na Região Metropolitana do Recife. Isso não está descartado”, disse Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet.

Longo ainda acrescentou que pesquisadores estudam a hipótese de ainda vivermos por muito tempo sem deixar de lado o combate ao novo coronavírus.

“Muitos falam que é uma possibilidade, em sociedades como a nossa, na América Latina e em alguns países em desenvolvimento, a doença se tornar endêmica, dentro de patamares de convivência. Isso precisa ser melhor estudado.”

Vale explicar que o caráter endêmico é aquele em que uma doença se manifesta continuadamente em determinadas regiões, fazendo com que a população conviva constantemente com a enfermidade. É o que acontece, em Pernambuco, com as arboviroses: dengue, zika e chicungunha.

A Secretaria Estadual de Saúde informou na segunda-feira (8) que os casos graves confirmados do novo coronavírus já estão distribuídos por 166 dos 184 municípios pernambucanos, além de Fernando de Noronha e da notificação, no Estado, de pacientes de outros Estados e países.