Sara Vida

ONG Saravida realiza teste de Covid-19 em pessoas que serão acolhidas em suas Casas de Recuperação

A Ação tem o objetivo de evitar a propagação do vírus nas unidades de acolhimento

ONG Saravida realiza teste de Covid-19 em pessoas que serão acolhidas em suas Casas de Recuperação

ONG Sara Vida/ Foto Divulgação

Publicado em 8 de junho de 2020 - 21:45

Por

Para que o acolhimento de pessoas em situação de drogadição seja mantido com segurança, a Sociedade Assistencial Saravida está realizando testes de Covid-19 em todas as pessoas que irão ingressar no processo de acolhimento intensivo. Ao longo desta segunda-feira (8), pessoas que estavam em situação de rua, e outras que haviam agendado o acolhimento, foram testadas na área externa do Centro da Acolhimento e Prevenção (CAP) da Saravida, antes de serem levadas para a Comunidade Terapêutica Acolhedora (CTA). A instituição, que segue acolhendo pessoas a cada dez dias, também tem testado, com frequência, toda a equipe que trabalha nesse acolhimento. Dos testes realizados, apenas uma pessoa que seria acolhida teve o resultado positivo. Ela foi conduzida até a unidade de saúde e, em seguida, para um abrigo da Prefeitura do Recife, para cumprir o isolamento inicial de 14 dias.

A missionária Michele Collins, fundadora da instituição, destaca que a ação tem como objetivo manter em pleno funcionamento os acolhimentos de pessoas nas Comunidades Terapêuticas Acolhedoras da Saravida. “O número de famílias que nos procuram em busca do acolhimento para seus parentes é sempre muito alto, e com a crise de saúde provocada pelo coronavírus, toda a rotina de acolhimento em nossas CTAs teve que ser alterada. A quantidade de pessoas em situação de rua também cresceu bastante. O nosso objetivo é continuar acolhendo essas pessoas, sempre respeitando os critérios de segurança para a saúde de todas elas, tanto aquelas que estão ingressando nesse processo, quanto as que já estão em acompanhamento nas nossas unidades”, pontuou.

A Sociedade Assistencial também tem desenvolvido trabalhos voluntários de distribuição de refeições às pessoas que estão nas ruas do Recife durante o período de isolamento social. Cerca de 400 quentinhas estão sendo entregues diariamente. De acordo com a Missionária Michele, durante estas ações, muitas pessoas em situação de rua, buscam de acolhimento. “Muitas pessoas que estão desabrigadas nas ruas, tem o desejo de sair da situação que se encontram hoje, e quando nos encontram, fazem este apelo. Pela vulnerabilidade em que se encontravam e sem os testes da Covid-19, ficávamos impossibilitados de acolhê-los. Agora, com estes testes, poderemos oferecer à elas um atendimento em uma de nossas CTAs com toda segurança possível”, destacou.

A fundadora da Saravida afirmou também que, através da Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (Fepect), foram solicitados ao Governo de Pernambuco e as Prefeituras, testes do Covid-19, para que as comunidades acolhedoras possam continuar acolhendo pessoas. “Precisamos desse suporte para que estas instituições possam continuar acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas delas em situação de rua. Em Pernambuco, cerca de mil pessoas já estão em acolhimento nas CTAs, que devido a crise, já contam com uma grande lista de espera para novos ingressos”, concluiu.

Os testes utilizados nos acolhimentos realizados pela Saravida ao longo desta segunda, foram adquiridos através de doações. Você pode contribuir para a que estas ações sejam mantidas, através do site saravida.org.br/quero-ajudar/doe/, pelo nosso telefone: (81) 3222-2728, ou na sede da própria instituição na Rua do Sossego, 239, Boa Vista – Recife/PE.

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com