Covid-19

“Governo não quer esconder dados. Basta somar”, defende Mourão

Vice-presidente ponderou que o governo não omitiu informações sobre a Covid-19 e que apenas está aderindo a uma nova metodologia na divulgação dos dados.

“Governo não quer esconder dados. Basta somar”, defende Mourão

Vice-presidente Hamilton Mourão. Foto Romério Cunha/PR

Publicado em 8 de junho de 2020 - 11:02

Por

Em entrevista concedida nesse domingo (7), em Cuiabá (MT), onde foi apresentar os dados da operação Verde Brasil 2, o vice-presidente Hamilton Mourão falou, negou que o governo federal tenha o objetivo de esconder os dados da pandemia da Covid-19. Desde a última sexta-feira (5), o governo fez mudanças no que diz respeito a divulgação dos dados epidemiológicos, o que fez gerar críticas sobre uma suposta omissão do Estado com relação aos números gerais da Covid-19 no Brasil.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde deixou de informar o número acumulado de casos e mortes, mantendo apenas os dados registrados nas últimas 24 horas.

“Não vejo que o governo quer esconder os dados, ele mudou a metodologia de apresentá-los. Ele não apresenta os números totais, que basta você somar com o dia anterior”, defendeu o vice-presidente.

Além dos dados acumulados, os casos que estão em investigação também deixaram de ser informados pela pasta. A última atualização dos casos em apuração foi divulgado na última quinta-feira (4).

“É óbvio que se isso não agrada uma sociedade como um todo, os organismos de controle existentes irão determinar que o governo mude a sua fórmula”, disse Mourão.

Atrasos na divulgação de informações

O governo também recebeu críticas em função do atraso da divulgação das informações relativas ao Covid-19. Contudo, nesse domingo (7), o Ministério da Saúde lançou os dados no horário que já estava sendo lançado antes dos atrasos. As informações foram enviadas à imprensa em novo formato que está em desenvolvimento.

O Ministério Público Federal determinou um prazo de até 72 horas para que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, explique a omissão de informações na divulgação dos números diários da pandemia.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com